Trabalho De Filsofia Matheus Marnieri 2

963 palavras 4 páginas
Colégio Estadual Attílio Codato

Kant – Dos Tipos De Conhecimento, Fenômeno e Antinomias da Razão.

Aluno: Matheus Santos Marnieri
Professor: David Guarniery

Introdução
Com este trabalho pretendo dar a conhecer a obra de Immanuel Kant, um filósofo alemão, que marcou a história pela sua teoria do idealismo, apresentada e desenvolvida ao longo deste documento.
Desenvolvimento
Analítico
São aqueles em que o predicado não acrescenta nada ao sujeito, ou seja, o predicado não mostra nada mais do que já está implícito no próprio sujeito, mas é feito por pura análise.
Sintético
São aqueles em que o predicado acrescenta algo ao sujeito, ou seja, o predicado mostra algo mais do que já está implícito no próprio sujeito, é feito por síntese.
A Priori
Segundo Kant, são a priori os elementos do conhecimento independente da experiência. Assim, por exemplo, a proposição “todos os corpos são extensos” é uma afirmação necessária e universalmente verdadeira, existam dois corpos ou não; é uma verdade que não depende da experiência.
A Posteriori
A posteriori refere-se à etapa para se chegar ao conhecimento que é realizada através da experiência. É um conceito fundamental da epistemologia, na teoria do conhecimento. Os defensores de que o conhecimento a posteriori é o único fiável são conhecidos como empiristas. Para eles, julgamentos e conhecimento não podem se subscrever à experiência, o homem não pode conhecer que aquilo que lhe é accessível pela experiência, e antes tudo pela percepção sensorial.

Analítico A Priori
Juízos analíticos a priori são então aqueles que o predicado nada acrescenta ao sujeito, porque são universais e necessários.
Sintético A Priori
São juízos em que também o predicado não é extraído do sujeito, mas que pela experiência forma-se como algo novo, construído. No entanto, essa construção deve permitir ou antever a possibilidade da repetição da experiência, isto é, a prioridade, entendida como a possibilidade formal de construção

Relacionados