trabalho de filosofia

Páginas: 14 (3343 palavras) Publicado: 23 de julho de 2015
Fábio Antonio Moreno Júnior
N°2 9°ano A



Índice
Introdução pág.3

Biografia de Mandela pág.4

Cronologia pág.5

Apartheid: a loucura branca pág.6

Marido, apesar de tudo pág.7

O último gesto afetuoso de uma mãe pág.8

O Prêmio Nobel da Paz pág.9

A AIDS, sua nova causa pág.10

Referencias pág.11











Introdução
Os heróis da vida real sãopessoas que mesmo fazendo coisas boas, sabem que para as outras pessoas o que estão fazendo causa polemica e até debates. Mas mesmo sabendo disso essas pessoas assumem os riscos e as consequências de seus atos. O texto a seguir mostra a vida e as dificuldades enfrentadas por Nelson Mandela que para muitos foi um herói internacional, mas para outros era um rebelde pois ano em que havia acabado aGuerra Fria o continente em que Mandela morava passava pelo regime conhecido como “apartheid’’ que foi por muito tempo caracterizado pela repressão violenta a quem não aderia ao regime. Nesse meio tempo surgiu Mandela que depois de estudar Direito ele depois de algum tempo ele foi a uma manifestação contra o apartheid, logo após o protesto ele foi transferido para uma prisão de segurança máxima numailha, resumindo mesmo preso ele queria lutar pelo direito dos outros, sua mãe antes de morrer prestou um gesto afetuoso em relação a seu filho. Uma pena que ele não pode ir, mas o motivo está no texto.

Biografia de Mandela
Nelson Mandela não teve ancestrais e todos os negros sul-africanos são um pouco seus filhos. Ele os livrou das piores humilhações e reconciliou-os com o futuro. Seusirmãos de cor reconhecem nele o “Guia”, que os livrou de uma condição aviltante, e ofereceu-lhes a cidadania plena, na qual já não acreditavam. O “Pai da Nação”, Madhiba (forma afetuosa de seu sobrenome na África do Sul), inventou seus antepassados e seus descendentes, dignamente e sem esmorecer.

Henry Mgadla Mandela e sua terceira esposa, Noseki Fanny, são contra a adoção e parecem satisfeitos com seufilho único. Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em uma pequena cidade de Transkei, a algumas dezenas de quilômetros da capital provincial de Umtata. Henry Mgadla escolheu o nome do venerado herói inglês de Trafalgar, almirante Nelson, ao qual ele acrescentou um prenome tradicional xhosa, Rolihlahla (cujo significado etimológico é “aquele para o qual os problemas se apresentam”). Opatriarca não economizava nos paradoxos. Proveniente de um ramo da casa real Thembu, ele se revelava “altivo e revoltado, dotado de um senso inato de justiça”.
Apesar das origens aristocráticas de Henry, a administração britânica não mostrou nenhum escrúpulo em privá-lo de sua fortuna e de seu título de conselheiro do rei. Mas o clã Mandela enfrentou a situação. Na tenda da família, em Qunu, para ondeseus pais se retiraram, Nelson viveu dias aprazíveis. Mais tarde ele dirá: “Passei lá os anos mais felizes de minha vida”. A despreocupação, porém, não dura para sempre, algo que logo aprendeu.

Em uma noite de 1927, subitamente, seu pai faleceu. A vida da criança sofreu uma reviravolta. Imediatamente, o regente do reino thembu, Jongintaba Dalindyebo, acolheu o infeliz primo na residência real deMqhekezwen, e tornou-se seu tutor. Ao se despedir, a senhora Mandela aconselhou-o: “Seja corajoso, meu filho”. Ela não poderia ter dito algo melhor. Junto ao seu tutor, Nelson recebeu a educação elementar. O estudo do xhosa ensinou-lhe sua cultura de origem; a descoberta do inglês abriu-lhe o caminho para o pensamento desses brancos, que os negros servem sem que o queiram, e imitam sem que osaibam.
Os devaneios permitidos pela história e pela geografia compensaram as dificuldades e os constrangimentos impostos pelo aprendizado das línguas.
© DAVID T URNLEY/ CORBIS – STOCK PHOTOS
Símbolo da resistência negra, Mandela foi preso em 1962, acusado de conspiração contra o sistema político imposto pela minoria branca. Foi solto em 1990
Entre o ensino livresco e a formação humana, Nelson se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • trabalho filosofia
  • Trabalho de Filosofia
  • TRABALHO DE FILOSOFIA
  • trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • Trabalho de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!