Trabalho de Filosofia

Páginas: 8 (1777 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
TRABALHO DE FILOSOFIA






QUESTÕES:
A-Qual é a principal característica da filosofia medieval?Resposta: A filosofia medieval foi a filosofia que se desenvolveu na Europa durante a idade média entre os (século V e XV). Esse período foi marcado por grande influência da Igreja Católica nas diversas áreas do conhecimento. Por isso sua principal  característica foi a relação entre a Fé e a Razão, a existência e a unidade de Deus, os objetos da teologia e da metafísica, e questões sobre oconhecimento dos universais e da individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.

B-Aponte as diferenças entre os períodos da Patrística e da Escolástica. Quem foram os principais filósofos deste período?
Resposta: As diferenças entre os períodos da patrística e da escolástica está no interesse e na glória de cada período. Enquanto que na patrística, o interesse é acima de tudo religioso esua glória é a preparação da teologia dogmática católica, o interesse na escolástica é, acima de tudo, especulativo, e sua glória é a preparação da filosofia cristã. Os principais filósofos destes períodos foram Agostinho (patrística) e Tomas de Aquino (escolástico).
C-Segundo Santo Agostinho, o Mal pode existir como essência? Comente.
Resposta: Agostinho chega a conclusão que o mal não provém deDeus, mas sim do mau uso do livre arbítrio. De fato para ele não existe mal, apenas a ausência de Deus. A concepção que Agostinho tem do mal, tem como base teoria platônica e a desenvolve. Assim o mal não é um ser, mas sim a ausência de um outro ser, o bem. O mal é aquilo que "sobraria" quando não existe mais a presença do bem. Deus seria a completa personificação deste bem, portanto o mal nãoseria oriundo da criação divina, mas seu antagonista por excelência, na condição de fruto do seu afastamento. No diálogo com seu amigo Evódio, Agostinho explica-lhe que a origem do mal está no livre-arbítrio concedido por Deus. Deus em sua perfeição, quis criar um ser que pudesse ser autônomo e assim escolher o bem de forma voluntária, um ser consciente. O homem, então, é o único ser que possuiria asfaculdades da vontade, da liberdade e do conhecimento. Por esta forma ele é capaz de entender os sentidos existentes em si mesmo e na natureza. Ele é um ser capacitado a escolher entre algo bom (proveniente de Deus em uma criação perfeita) e algo mau (a prevalência da vontades humanas imperfeitas e que afetam negativamente a criação da perfeição idealizada por Deus). Entretanto, por ter em simesmo a carga do pecado original de Adão e Eva, estaria constantemente tendenciado a escolher praticar uma ação que satisfizesse suas paixões (a ausência de Deus em sua vida). Deus, portanto, não é o autor do mal, mas é autor do livre-arbítrio, que concede aos homens a liberdade de exercer o mal, ou melhor, de não praticar o bem. Esse argumento também implica que o ser humano tem direito de escolhasobre sua própria vida, não é apenas um ser programado. E se, segundo Agostinho, o bem é apreciado por Deus e a prática perfeita, todas as ações por ele inspiradas se tornam virtuosas e louváveis. Sendo que em um universo de seres não conscientes e que não têm livre-arbítrio, as práticas do bem e do mal seriam programadas e não poderiam ser classificadas como boas ou ruins

D-Explique a diferençaentre a Cidade dos Homens e a Cidade de Deus.
Resposta: A palavra cidade designa o conjunto dos homens vivendo sob as mesmas leis e magistrados. A palavra cidade num sentido muito mais amplo: considerando que Deus é o Rei dos Reis, e que criou os anjos e os homens para lhe servir, diríamos que todos os anjos e todos os homens que são e desejam ser fiéis a Deus formam uma e só cidade, a cidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • trabalho filosofia
  • Trabalho de Filosofia
  • TRABALHO DE FILOSOFIA
  • trabalho de Filosofia
  • Trabalho de filosofia
  • Trabalho de filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!