Trabalho De Filosofia E Analise Do Filme 17353

1469 palavras 6 páginas
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
CEAD – CAMPUS: REALENGO
CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/LITERATURA
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
PROFESSORA: LILIANA LÚCIA

TRABALHO DE FILOSOFIA

Leila Garzuzi Lanes – Matrícula: 2007040348

Rio de Janeiro,
14 de junho de 2008.

TRABALHO DE FILOSOFIA

1ª PARTE:

ATITUDES BÁSICAS PARA SE FAZER FILOSOFIA, E A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO FILOSÓFICO COMO FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DE CRENDICES, PRECONCEITOS, MITOS E DOGMAS.

Cada pessoa tem um tipo de filosofia de vida. No entanto atitude filosófica não significa qualquer tipo de atitude. São posturas tomadas que estão em consonância com o tipo de personalidade de cada um, e com a maneira como percebe as coisas, como vê o mundo e como pretende responder ao mesmo a partir das suas convicções, satisfações ou insatisfações com tudo.
Muitas pessoas não têm consciência de teorias filosóficas e mesmo assim as praticam no seu viver diário. Quando conversamos com um amigo, ou até mesmo com uma pessoa, ainda que desconhecida, ao estabelecer um diálogo já torna-se inevitável não estar se desenvolvendo atitudes filosóficas. Portanto é impossível a vida sem a filosofia.
Quero colocar aqui algumas atitudes para se fazer filosofia: Segundo Aristóteles uma delas é o espanto: Ele afirmava que a filosofia tinha sua origem no espanto, na estranheza e perplexidade que os homens sentem dos enigmas do universo e da vida. É o espanto que os leva a formularem perguntas e os conduz à procura das respectivas soluções. Como refere Eugen Fink e o espanto torna o evidente em algo incompreensível, o vulgar extraordinário. Se quisermos ter uma atitude filosófica é necessário também que duvidemos de tudo aquilo que é assumido como uma verdade adquirida. Ao duvidar estamos nos distanciando das coisas, quebrando nossa relação de familiaridade com as coisas que adquirimos. Assim o que pode parecer natural torna-se uma

Relacionados