Trabalho de Filosofia Revolução francesa

Páginas: 12 (2979 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2013
Trabalho de Filosofia

Ano Lema Da Revolução Francesa.
Declaração Dos Direitos Humanos, principais ideias.
Século Da Revolução Industrial, pontos positivos e negativos da mesma.
Século e Autor do surgimento da Ciência Sociológica.




Aluno: Sidney A. Dos Santos.
Professor(ª): Regiane
Unidade: Unic Barão.

1- Ano lema da revolução francesa.
Associadas por Fénelon no final doséculo XVII, as noções de liberdade, igualdade e fraternidade são largamente divulgadas durante o Iluminismo, no chamado século das Luzes.
O lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” provém da Revolução francesa: surge nos debates públicos a partir de 1790, antes da proclamação da Primeira República.
Tratado com indiferença pelo Segundo Império, acaba por se impor durante a 3ª República. Todavia,constatam-se ainda algumas resistências, incluindo as dos partidários da República: a solidariedade é por vezes preferida à igualdade que implica um nivelamento social e também não reúne consenso a conotação cristã que a fraternidade possui.
O lema volta a ser inscrito na fachada dos edifícios públicos por ocasião da celebração do dia 14 de Julho de 1880. Está consagrado nas Constituições de 1946 e1958 e é atualmente parte integrante do nosso patrimônio nacional. Vamos encontrá-lo em objetos de grande difusão, como é o caso das moedas e dos selos de correio.

2- Declaração dos direitos humanos,principais ideias.

Os direitos humanos são os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. São :
a) direitos civis e políticos (exemplos: direitos à vida,à propriedade, liberdades de pensamento, de expressão, de crença, igualdade formal, ou seja, de todos perante a lei, direitos à nacionalidade, de participar do governo do seu Estado, podendo votar e ser votado, entre outros, fundamentados no valor liberdade); b) direitoseconômicos, sociais e culturais (exemplos: direitos ao trabalho, à educação, à saúde, à previdência social, à moradia, à distribuição de renda, entre outros,fundamentados no valor igualdade de oportunidades);
c) direitos difusos e coletivos (exemplos: direito à paz, direito ao progresso, autodeterminação dos povos, direito ambiental, direitos do consumidor, inclusão digital, entre outros, fundamentados no valor fraternidade).
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas afirma que: 

Todos os seres humanos nascemlivres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.



As ideias de direitos humanos tem origem no conceito filosófico de direitos naturais que seriam atribuídos por Deus;  alguns sustentam que não haveria nenhuma diferença entre os direitos humanos e os direitos naturais e veem na distinta nomenclaturaetiquetas para uma mesma ideia. Outros argumentam ser necessário manter termos separados para eliminar a associação com características normalmente relacionadas com os direitos naturais, sendo John Locke talvez o mais importante filósofo a desenvolver esta teoria.3
Existe um importante debate sobre a origem cultural dos direitos humanos. Geralmente se considera que tenham sua raiz na culturaocidental moderna, mas existem ao menos duas posturas principais mais. Alguns afirmam que todas as culturas possuem visões de dignidade que se são uma forma de direitos humanos, e fazem referência a proclamações como a Carta de Mandén, de 1222, declaração fundacional do Império de Mali. Não obstante, nem em japonês nem em sânscrito clássico, por exemplo, existiu o termo "direito" até que se produziramcontatos com a cultura ocidental, já que culturas orientais colocaram tradicionalmente um peso nos deveres. Existe também quem considere que o Ocidente não criou a ideia nem o conceito do direitos humanos, ainda que tenha encontrado uma maneira concreta de sistematizá-los, através de uma discussão progressiva e com base no projeto de uma filosofia dos direitos humanos.
As teorias que defendem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho sobre revolução francesa
  • Trabalho com Charges Revolução Francesa
  • Trabalho de Pesquisa
  • Trabalho De Hist Revolucao Francesa
  • TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA
  • Trabalho Revolução Francesa
  • TRABALHO
  • Revolucao francesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!