TRABALHO DE FILOSOFIA DA FERNANDA NERY 2

926 palavras 4 páginas
COLÉGIO JK – UNIDADE GAMA
8º ANO “A” – MATUTINO

FERNANDA NERY SOUSA DO NASCIMENTO

TRABALHO DE
FILOSOFIA

GAMA
AGOSTO/2015

COLÉGIO JK – UNIDADE GAMA
8º ANO “A” – MATUTINO

FERNANDA NERY SOUSA DO NASCIMENTO

TRABALHO DE
FILOSOFIA

Trabalho realizado pelo Colégio JK – Unidade Gama, através da disciplina de Filosofia, apresentado como requisito parcial de notas, orientado pelo professor Darizon.

GAMA
AGOSTO/2015

FILOSOFIA

Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, à verdade, ao conhecimento, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática, movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
A filosofia ocidental surgiu na Grécia antiga no século VI a.C. A partir de então, uma sucessão de pensadores originais – como Tales, Xenófanes, Pitágoras, Heráclito e Protágoras – empenhou-se em responder, racionalmente, questões acerca da realidade última das coisas, das origens e características do verdadeiro conhecimento, da objetividade dos valores morais, da existência e natureza dos deuses.
A importância social da filosofia é quebrar barreiras para que o indivíduo através do seu esforço alcance, um estado pleno de satisfação, ocasionando um momento de felicidade. Tem “a finalidade de fazer entender um momento de felicidade”. Sua missão principal é tornar viável, possível, a busca da felicidade, é quebrar conceitos existentes, mostrando ao homem, que pode mudar de comportamento em relação ao meio que vive. Serenando, consolando os momentos de crise, para conseguir a plenitude a paz interior.

CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO

O Conhecimento faz do ser humano um ser diverso dos demais, na medida em que lhe possibilita fugir da submissão à natureza. A ação dos animais na natureza é biologicamente determinada, por mais sofisticadas que

Relacionados

  • Teoria Do Direito Paulo Hamilton Siqueira Jr 1
    143921 palavras | 576 páginas
  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas