TRABALHO DE FILOSOFIA AP STILA 4

777 palavras 4 páginas
Aluno (a): Daniela Carolina Cássia de Souza
RGM: 1508542-2 Disciplina: Filosofia
Tutor: Rita Pereira

A Atividade de Aprofundamento dessa Unidade consiste em uma análise reflexiva sobre a importância das Ciências Humanas para a transformação do mundo e das pessoas.
Para tanto, você deverá:
1) Orientar-se pelas seguintes questões:
a) as Ciências Humanas procuram conhecer a realidade humana e social?
b) a partir desse conhecimento elas propõem mudanças dessa realidade?
2) Pesquisar sobre o tema.
3) Escolher uma ciência humana (Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Psicologia, Economia, História ou Geografia) para fazer a sua atividade.
4) Colocar uma mudança proposta por essa ciência ou por um cientista.
5) Verificar os resultados obtidos e/ou os resultados desejados.
6) Colocar as referências bibliográficas, inclusive da internet.

A entrega da atividade deverá ser realizada por meio do preenchimento do quadro apresentado a seguir:

Ciência
Proposta
Resultados obtidos e/ou desejados
Referências bibliográficas A antropologia como ciência preocupa-se com a questão das diferenças e busca propor formas de intervenção sobre a realidade, papel a que se dirige qualquer conhecimento produzido a partir das relações entre os homens e o mundo social criado por eles. Talvez, por essa razão, Manuela Carneiro da Cunha (1998) tenha chamado a atenção para o fato de que não são as culturas que criam as sociedades, mas são as sociedades que criam as culturas.
E o faz, posto que a existência social do outro, do nosso outro, revela ser este sempre próximo e diverso, sempre presente na constitui- ção do nosso próprio mundo, do nosso próprio eu. A descoberta instaura o desafio pelos acasos da vida cotidiana entre pessoas e marca o senso comum com que cada um elabora sua percepção de mundo. Por outro lado, exige da antropologia como ciência a construção de um saber assentado num modo de proceder ou de fazer ciência que pode reduzir, coisificar o outro e que esteve muito

Relacionados