TRABALHO DE FICHAMENTO DA A FORMA O DA CLASSE OPER RIA

2243 palavras 9 páginas
Pag.
Assunto:
Texto:
Observação:
05
1. O que é classe operária
“O conceito de classe operária, ou proletariado, se refere basicamente ao conjunto de pessoas desprovidas de propriedade ou de qualquer fonte de renda e que, por isso, são obrigadas a alugar sua capacidade de trabalhar, isto é, a vender sua força de trabalho para poder viver.”
A classe operária é classificada assim por que, não são possuem outra propriedade a não ser sua força de trabalho, que é a única mercadoria que tem para ser negociada em troca de um salário, onde tirará desta negociação o meio de sua subsistência.

2.

05 a 06
1.1 Trabalhadores assalariados e trabalhadores autônomos
“A totalidade dos trabalhadores constitui, desta maneira, um conjunto demasiado heterogêneo para ser denominado de “classe”. Na verdade, ela é constituída por duas classes: a pequena burguesia (composta pelos trabalhadores autônomos) e a da classe operária, ou proletariado (composta pelos trabalhadores assalariados). Estas duas classes têm várias coisas em comum. Para começar, ambas vivem de seu próprio trabalho (embora parte da pequena burguesia conte com o auxílio de membros não remunerados da família e, ocasionalmente de trabalhadores assalariados).”
Os trabalhadores assalariados são constituídos por um grupo de pessoas que não possuem autonomia para produzir, pois, não possuem os meios de produção e os trabalhadores autônomos é um grupo que possuem autonomia por serem possuidores dos meios de para a sua produção, em que desta forma não precisam trabalhar para outros como, acontece com os trabalhadores assalariados.

06 a 07
1.2 Assalariados proletários e assalariados burgueses “As pessoas que ocupam os níveis inferiores da hierarquia administrativa possuem escasso ou nenhum de empregar ou desempregar. Quase não possuem poder autônomo para tomar decisões. Limitam-se a transmitir as ordens vindas de cima e cuidam para que sejam executadas.” ”Trata-se de pessoas que exercem a função e o poder de

Relacionados