Trabalho de FHTM3

673 palavras 3 páginas
O livro relações sociais e serviço social no Brasil capitulo IV, fala sobre as especificidades que caracteriza historicamente o Serviço Social situa-se na demanda social que viabiliza e legitima a implantação e desenvolvimento da instituição. O texto explica os congressos de Serviço Social que ocorre na década de 40, em 1947 é realizado o I Congresso Brasileiro de Serviço Social, promovido pelo CEAS, que tinha como tema: “Preparação para o II Congresso Pan-Americano”.
Em 1945, ocorre o I Congresso Pan-Americano de Serviço Social, realizado no Chile, O Congresso é considerado como o marco da influencia norte-americana no Serviço Social Latino-Americano. O Congresso dividiu-se em três seções: Ensino de Serviço Social, Temas Oficiais, Temas Livres.
Em 1949 realiza-se o II Congresso Pan-Americano de Serviço social, no Rio de Janeiro e tem como tema “O Serviço Social e a Família”.
Esses três Congressos refletem posição de diversos organismos que a nível internacional constituem as principais agências de divulgação e de incentivo à utilização dos métodos relacionados ao Desenvolvimento de Comunidade. Participam deles um grande número de pessoas que não são Assistentes Sociais e entidades que empregam Assistentes Sociais.
Na década de 60 que o Serviço Social sofre acentuadas transformações, “modernizando-se” tanto o agente como o teórico, métodos e técnicas. Há também um alargamento das funções do Assistente Social, em direção a tarefas de coordenação e planejamento, que evidenciam uma evolução no status técnico da profissão. Assumem relevo os métodos de Serviço Social de Grupo e de Comunidade. Estas condições amadurecem dentro de um quadro mais amplo, de expansão e de afirmação do desenvolvimento como ideologia dominante. A ideologia desenvolvimentista se define pela busca da expansão econômica acelerada, no sentido da prosperidade, riqueza, grandeza material, soberania, ambiente de paz social e política e segurança.
O II Congresso, realizado em 1961, tem como

Relacionados