Trabalho de física - lentes

Páginas: 6 (1327 palavras) Publicado: 23 de março de 2013
Trabalho de Física

Introdução

As lentes são dispositivos muito comuns em nosso dia a dia, utilizados para ampliar ou reduzir o tamanho dos objetos. Podem apresentar diferentes formas, pois são aplicadas em instrumentos diversos, como nos óculos e em máquinas fotográficas. São formadas por um meio transparente: vidro ou plástico e limitadas por faces curvas que, na maioria das vezes, sãoesféricas. Podemos ter seis diferentes tipos de lentes: biconvexa, bicôncava, plano-convexa, plano-côncava, côncavo-convexa e convexo-côncava.

Nas lentes biconvexas, plano-convexas e côncavo-convexas, a luz converge para um determinado ponto, assim sendo, essas lentes são denominadas de lentes convergentes ou lentes de bordas finas. Nas outras três lentes a luz diverge. Dessa forma, as lentesbicôncavas, plano-côncava e convexo-côncava são chamadas de lentes divergentes ou lentes de bordas grossas. Estas lentes têm larga aplicação na correção de problemas visuais, tais como a hipermetropia, o astigmatismo e a miopia.

Lentes esféricas

Chamamos lente esférica o sistema óptico constituído de três meios homogêneos e transparentes, sendo que as fronteiras entre cada par sejam duassuperfícies esféricas ou uma superfície esférica e uma superfície plana, as quais chamamos faces da lente.

Para um estudo simples consideraremos que o segundo meio é a lente propriamente dita, e que o primeiro e terceiro meios são extamente iguais, normalmente a lente de vidro imersa em ar.

- Tipos de lentes

Dentre as lentes esféricas que são utilizadas, seis delas são de maior importância noestudo de óptica, sendo elas:

Lente biconvexa: É convexa em ambas as faces e tem a periferia mais fina que a região central.




Lente plano-convexa: É plana em uma das faces e convexa em outra, tem a perferia mais fina que a região central.








Lente côncavo-convexa: Tem uma de suas faces côncava e outra convexa, tem a periferia mais fina que a região central.



[pic]Lente bicôncava: É côncava em ambas as faces e tem a periferia mais espessa que a região central.

[pic]



- Comportamento óptico

Quanto ao comportamento de um feixe de luz ao ser incidido sobre uma lente podemos caracterízá-las como divergentes ou convergentes, dependendo principalmente dos índices de refração da lente e do meio. O estudo das lentes convergentes e divergentes é visto nasduas próximas seções.


Lentes convergentes

As lentes de bordos delgados, no ar, são convergentes. Em uma lente esférica com comportamento convergente, a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que convergem a um único ponto. Tanto lentes de bordas finas como de bordas espessas podem ser convergentes, dependendo do seu índice de refração em relação ao do meioexterno. O caso mais comum é o que a lente tem índice de refração maior que o índice de refração do meio externo. Nesse caso, um exemplo de lente com comportamento convergente é o de uma lente biconvexa (com bordas finas):
[pic]

Já o caso menos comum ocorre quando a lente tem menor índice de refração que o meio. Nesse caso, um exemplo de lente com comportamento convergente é o de uma lente bicôncava(com bordas espessas):

[pic]




Lentes esféricas divergentes

As lentes de bordos espessos, no ar, são divergentes. Em uma lente esférica com comportamento divergente, a luz que incide paralelamente entre si é refratada, tomando direções que divergem a partir de um único ponto. Tanto lentes de bordas espessas como de bordas finas podem ser divergentes, dependendo do seu índice derefração em relação ao do meio externo. O caso mais comum é o que a lente tem índice de refração maior que o índice de refração do meio externo. Nesse caso, um exemplo de lente com comportamento divergente é o de uma lente bicôncava (com bordas espessas): [pic]
Já o caso menos comum ocorre quando a lente tem menor índice de refração que o meio. Nesse caso, um exemplo de lente com comportamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Física sobre : Instrumentos que usam lentes.
  • Física
  • fisica lentes esfericas
  • RELATORIO FISICA 4
  • Lentes opticas trabalho fatec sp
  • ESPELHOS E LENTES RELATÓRIO DA DISCIPLINA FÍSICA IV
  • Trabalho de fisica
  • trabalho fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!