trabalho de extensão rural

Páginas: 6 (1263 palavras) Publicado: 25 de junho de 2013
PLANEJAMENTO DE EXTENSÃO RURAL EM MEDICINA VETERINÁRIA:
BOVINOCULTURA DE LEite





MONTES CLAROS/MG
Junho-2013

Importância da atividade
O leite e seus derivados representam uma das principais fontes de proteína e cálcio na dieta da população brasileira, especialmente para classes de menor poder aquisitivo. Além disso, a atividade leiteira caracteriza-se por ser grande geradora deemprego, renda e tributos.
As condições climáticas do País permitem que a bovinocultura de leite seja desenvolvida em todo o seu vasto território, adaptada às peculiaridades regionais, de forma atomizada e, predominantemente, por pequenos e médios produtores. O último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou no País 1,8 milhão de propriedadesleiteiras. A pecuária de leite está presente em aproximadamente 40% das propriedades rurais do Brasil.
Admitindo-se que a produção primária ocupa mão-de-obra de, pelo menos, duas pessoas por propriedade, pode-se afirmar que somente esse segmento da atividade leiteira gera 3,6 milhões de postos de trabalho permanentes.
Objetivo
O objetivo primordial da pecuária leiteira é alcançar a máxima produçãode leite por dia de vida da vaca, a um mínimo custo alimentar (MOTA; SANTOS, 2012).
Pressupondo-se que a pecuária leiteira no Brasil seja gerida pelos princípios da eficiência econômica, seu objetivo é, portanto, a maximização de lucros ( FERREIRA Jr.; TEIXEIRA, 2012).

A produção de leite e seus derivados, tendo o papel importante no suprimento de alimentos.

O manejo reprodutivo dos animaistem por objetivos estabelecer ou restabelecer a lactação, manter elevada a porcentagem de vacas em lactação, minimizar os custos com animais improdutivos, maximizar a produção de leite por vaca por ano, produzir novilhas geneticamente superiores às mães, promover aos animais facilidade durante o parto através da escolha adequada do touro correspondente a certa raça ou categoria animal, dentrooutros (CARARETO, 2012).

Assegurar a comercialização do leite dentro dos padrões legais de segurança para o consumidor. Elevar a produção por área, assegurando a preservação ambiental, aumentando o índice de produtividade por animal com a elevação do ganho genético dos rebanhos.

Aumentar o nível de instrução dos produtores de leite, atualizando os conhecimentos e ampliando a capacitação dostécnicos do sistema ATER, consolidando em um sistema único de capacitação de produtores a nível nacional, a fim de incentivar os processos de formação e qualificação de multiplicadores do conhecimento tanto do técnico quanto do produtor rural (MAPA, 2012).

Aspectos técnicos

Para produzir leite de boa qualidade é preciso:

Utilizar sempre recipientes bem lavados e mantidos de boca para baixo,para que fiquem bem secos;
Realizar o pré-dipping, que é a imersão dos tetos na solução clorada para reduzir a contaminação, utilize uma caneca apropriada para essa prática ela impede que a solução aplicada volte para dentro da caneca, faça o pré-dipping em todos os tetos e deixe a solução agir por aproximadamente 30 segundos antes da secagem com papel toalha;

Lavar bem os tetos, começando com alavagem do úbere com água corrente para retirar o excesso de sujeira, principalmente nas tetas. Em seguida enxágüe os tetos com papel toalha e depois jogar fora;

A ordenhadeira deve estar regulada e as peças em perfeito estado, sem acúmulo de sujeira, que poderá ser fonte de contaminação;

A limpeza das mãos do ordenhador deverá ser feita com água e sabão para evitar contaminação dosanimais;

Durante a ordenha manual segure o balde pelas laterais, pois o fundo pode estar sujo, evite que o fundo do balde encoste no chão, segure-o entre as pernas;

Use um coador apropriado para evitar sujeiras no leite colocado no latão;

Evite a presença de outros animais no momento da ordenha;

A cada ordenha deve-se realizar o teste com a caneca telada ou de fundo escuro, para detecção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • extensão rural
  • extensão rural
  • extensão rural
  • Extensão rural
  • Extensão rural
  • Extensao rural
  • extensão rural
  • Extensão Rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!