Trabalho de Exegese 1 Coríntios cap. 8, vv. 1-13

Páginas: 20 (4765 palavras) Publicado: 28 de abril de 2014
CENTRO DE ESTUDOS TEOLÓGICOS BET-HAKAM




ROBSON BOTTENTUIT DE ASSIS







EXEGESE DE 1 CORINTIOS 8. 1-13










São Luis
2013

ROBSON BOTTENTUIT DE ASSIS









EXEGESE DE 1 CORINTIOS 8. 1-13

Trabalho apresentado ao curso de Bacharel em Teologia
Da Faculdade Bet-Hakam para obtenção de nota.
Prof. Rev. Lúcio.









São Luis
20131. CONTEXTO GERAL.

1.1 Autoria, Data e Local de Escrita.

Em si tratando da autoria, data e local de escrita, a epístola de 1 Corintios não apresenta nenhuma problemática. Como faz em todas as suas outras epistolas, Paulo começa essa carta apresentando-se como autor e remetente. O apostolo Paulo havia escrito uma carta que seria a primeira carta aos Corintios,mas, ela se perdeu. A primeiraepístola aos Corintios é, portanto a segunda das epístolas que o apostolo Paulo escreveu a essa Igreja. Escreveu-a na cidade de Éfeso por ocasião de sua terceira viagem missionária entre 54 e 55 descrito em At 19.
1.1 Ocasião e propósito.
A ocasião imediata da epístola foi a carta que Paulo recebera da Igreja Corintia. Havia alguns problemas em questão que era necessário uma resposta.Conseqüentemente ele escreveu, respondendo questões que lhe foram levantadas, perguntas sobre casamento e celibato, sobre alimento oferecido a ídolos, e provavelmente também sobre o culto público e sobre os dons espirituais. O propósito de Paulo,então, ao escrever esta epístola, é principalmente indireitar desordens que os Corintios encaravam superficialmente, mas que ele considerava graves pecados.
1.3Destinatários
Através de uma atenção minuciosa nos escritos do apostolo Paulo podemos conhecer algo sobre seus leitores. Do relato histórico em Atos, sabemos que alguns judeus aceitaram o evangelho e abandonaram a sinagoga local. Também gentios que adoravam o Deus de Israel, conhecidos como tementes a Deus, creram em Jesus e foram batizados (At 18.7-8).
1.2 A cidade de Corintio.
Corinto fica a quase90 km a oeste de Atenas, na estreita faixa de terra (istimo) entre o Peloponeso e a Grécia ocidental entre os mares Egeu e adriático. Durante a guerra do Peloponeso (431-404 a.C), entre Atenas e Esparta, Corinto se aliou a Atenas. Durante todo o período a partir da idade de ouro da Grécia, Atenas tinha sido o principal centro cultural, sob o domínio romano, entretanto, Corinto fora feita acapital da província romana chamada Acaia (que também incluía Atenas) era a cidade mais importante do país. Sem dúvida, Corinto era a cidade mais importante da Grécia. Como a capital, tinha uma localização ideal na rota 41
do império, no sentido leste-oeste. Em tamanho era a quarta cidade do Império Romano. Corinto destacava-se no comercio, na cultura e na corrupção.2
Todos sabiam o quesignificava uma “moça coríntia” e como eram arraigadas a luxúria e a licenciosidade das “festas coríntias”. Corintio era o centro de adoração a Vênus e de algumas religiões de mistério do Egito e da Ásia. O trânsito terrestre entre o norte e o sul do país passava obrigatoriamente pela cidade e boa parte do comércio entre Roma e Oriente era trazida aos seus portos.
No período romano, Corinto erauma cidade de riqueza, luxo e imoralidade com população crescente que excedia a 300 mil cidadãos livres e 460 mil escravos no século II d.C. Os teatro nos dias de Paulo comportava 14 mil espectadores sentados. No passado, mais de mil hierodouloi – prostitutas do templo – tinham participado dos ritos da adoração pagã, mas essas práticas provavelmente tinham cessado antes do dia de Paulo, emboralembranças de tais coisas ainda vivesse na memória. “Viver como um Corinto” significava adotar uma vida de imoralidade sexual e de embriagues. Os jogos ístmicos, realizados de dois em dois anos, fizeram de Corinto grande centro da vida helênica. (Os jogos Olímpicos eram realizados de quatro em quatro anos em Olímpia, cerca de 160 Km a oeste de Corinto.)
Paulo visitou Corinto pela primeira vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • 1 CORINTIOS 13.1-13
  • Explicação de 1 Corintios 13
  • Exegese de 1 Corintios 6:1-11
  • Trabalho De Filosofia 13 1
  • Trabalho 12815 13 1
  • Maquiavel, Nicolau
  • 1 Corintios
  • Trabalho Cap 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!