Trabalho de estética comparação quadros Baco e Ariadne e O enterro do Conde de Orgaz e Ariadne

328 palavras 2 páginas
O quadro de Ticiano mostra o momento eletrizante em que Ariadne (filha de rei Minos de Creta) encontra Baco (Deus do vinho) e os dois se apaixonam à primeira vista Baco toma a coroa de Ariadne e joga para o céu, onde se torna uma constelação.
Ticino foi o grande mestre renascentista da cor e o rico brilho deste quadro é reflexo de seu tema apaixonado. O mesmo costumava incluir dramas secundários para tornar a história mais leve ou para reforçar o tema principal da obra.
Embora haja muitos personagens em cena, o pintor trabalhou a composição com muito cuidado. A mão direita de Baco está no centro da tela, os personagens principais ocupam a parte superior à esquerda e os festejadores estão no canto inferior direito. O manto rosa de Baco e a faixa vermelha de Ariadne formam uma ligação, fazendo com que nosso olhar vá de um para o outro.
Ticiano foi um dos primeiros a assinar as suas obras e se destacou por tentar elevar o status social e intelectual dos pintores.
Já a curiosa obra de El Greco é um enorme quadro pintado para celebrar o enterro do conde de Orgaz (que havia morrido 250 anos antes). Conta-se que quando o conde foi para o seu repouso eterno, ocorreu um milagre, dois santos desceram do céu e colocaram seu corpo no túmulo. Desfrutando de alta estima em vida, a obra foi depois foi descartada por ser considerada inábil na técnica e mentalmente instável, até ser “redescoberta” no século XX por artista de vanguarda como Picasso. A obra é cheia de significados religiosos, como a imagem de Maria sentada à direita de um radioso Cristo. O contraste utilizado para dividir a história no quadro com uma parte mais vibrante e a outra mais suave é característica da obra de El Greco. As nuvens com uma estranha forma são típicas do estilo amadurecido do artista. Os detalhes são tão realistas que parecem ter sido copiados.

Relacionados