trabalho de estatistica no

3709 palavras 15 páginas
Novidade Faustino Paulo Bai

Noções básicas da Estatística
Trabalho da cadeira de Estatística Educacional, apresentado ao dr. Abdul Chafim, docente desta cadeira para fins avaliativos

Universidade Pedagógica
Lichinga
2014
Índice

Introdução

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa levada acabo por um estudante do 2º ano do curso de licenciatura em ensino de geografia da Universidade Pedagógica - Lichinga, no âmbito da cadeira de Estatística Educacional, com o objectivo geral de estudar e interpretar os elementos básicos da Estatística.
Para auxiliar o objectivo principal, o trabalho apresenta como objectivos específicos, conhecer o objectivo da Estatística, saber como se resolve um problema Estatístico, saber como pode ser feita a colecta de dados, e saber como construir gráficos e resolver algumas questões praticas.
Para a possível concretização do trabalho abaixo apresentado, usei como metodologias, a consulta bibliográfica, e observação crítica. A consulta bibliográfica consistiu na leitura e extracção dos conteúdos científicos disponíveis nas várias obras literárias que abordam os temas. A observação crítica consistiu na análise crítica e sintética das informações por mi pesquisadas.
Para facilitar a compreensão do trabalho, foi concebido em numerações que partem do numero 1.1 ao numero 1.20. Cada numero apresenta uma questão directa e objectiva a ser respondida. O trabalho apresenta uma introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.

1.1. Qual é o objectivo da Estatística?
A estatística sendo uma ciência que dispõe de processos apropriados para recolher, organizar, classificar, apresentar, e interpretar um conjunto de dados, ela tem como objectivo extrair e fornecer informações dos dados para obter uma melhor compreensão das situações que representam.
No âmbito da estatística descritiva procura-se sintetizar e representar de forma

Relacionados