trabalho de estagio em ensino de linguagem oral e linguagemescrita

416 palavras 2 páginas
1. O que é gênero discursivo?
R: De acordo com o exposto no artigo sobre o que é o gênero discursivo podemos defini-lo como sendo tipos relativamente estáveis de enunciados usados para fins específicos em um dado grupo social. São processos sociais que levam a convenções e expectativas reconhecíveis e compartilhadas, isto é, os gêneros do discurso são tipos relativamente estáveis de enunciados orais e escritos e organizam a nossa fala.

2. Como trabalhar o gênero discursivo em sala de aula?
R:Como sabemos a escola é um lugar de mediação do ensino/aprendizagem, então ao trabalhar com o gênero do discurso o professor permitirá ao aluno a tomada de consciência do funcionamento sobre a linguagem e sejam sujeitos ativos do processo de produção oral ou escrita, pois a finalidade da instituição escolar, entre outras, é ensinar e fazer o aluno refletir sobre a língua e, também, desenvolver as capacidades de linguagem, ou seja, as habilidades necessárias para produção de um gênero numa dada situação. Então, se ensinar a língua é desenvolver as capacidades de linguagem, deve-se, portanto, expor os alunos a diferentes textos típicos dos gêneros discursivos para analisar, comparar e relacionar as características que os definem e suas diferenças. Pois é através do corpus textual dos gêneros que os alunos terão como referência e modelo para a construção dos gêneros que serão apresentados.
3. Relacione Paulo Freire, Letramento e gênero.
R:Percebe-se que o letramento defendido por freire é diferente do tradicional, é um modelo ideológico. E este letramento ideológico não se trata simplesmente de aspectos da cultura letrada, mas estruturas de poder da sociedade, e Paulo Freire foca nas lutas sociais, educação como prática de liberdade, alfabetização e letramento que ultrapasse as praticas sociais e relações de poder. Paulo Freire defendeu um letramento que sirva para as pessoas, que as façam não simplesmente se adaptar ou utilizar à escrita, mas se necessário transformar a

Relacionados

  • Pedagogia
    10180 palavras | 41 páginas
  • TCC A IMPOTANCIA DE BRINCAR NA EDICA AO INFANTIL I
    10877 palavras | 44 páginas