Trabalho de estágio

Páginas: 48 (11815 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
HISTÓRIA – 5º SEMESTRE

ANNA PAULA PIMENTEL HOTTZ MATTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Nova Friburgo
2011

ANNA PAULA PIMENTEL HOTTZ MATTOS

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO –
5º SEMESTRE – OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Estágio Supervisionado – 5º Semestre (150 horas)
Orientador: Profa. Cyntia Simioni França e Edilaine Vagula
Tutor eletrônico: Mário Cézar Alves Ferreira
Tutor de sala:Rodrigo Marins Marreto
Pólo de Apoio Presencial:Nova Friburgo

Nova Friburgo

2011

1-LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO :

O primeiro texto, “Ensinar História no século XXI: EM busca do tempo entendido”, de Marcos Silva e Selva Guimarães Fonseca, têm como objetivo refletir sobre as questões dos currículos de história na educação básica em umcontexto global e multicultural de que vivemos. A expressão multicultural tem sido usada para expressar a sociedade brasileira globalizada, com sua diversidade geográfica, racial, religiosa, política etc.
Assim a escola deve estar aberta aos saberes de seus alunos, valorizando sua cultura e também deve interdisciplinarizar, ou seja, incluir em contextos específicos os sujeitos e ossaberes dos excluídos: negros, índios, pobres, homossexuais, portadores de deficiências físicas, mentais e outros etc.
O texto aborda a preocupação do estado e de alguns setores sociais em reconhecer o pluralismo no interior da sociedade brasileira e a educação escolar como um espaço de afirmação de identidades diversas. Esse interesse nasce junto de lutas e necessidades sociais,especialmente daqueles considerados minorias. É defendida uma postura crítica ao sistema de ensino brasileiro, à sua concepção e organização histórica, atrelada aos interesses dos setores dominantes da sociedade. Rejeita a escola excludente, e defende uma escola para todos. Assim a escola, deve ser um espaço de acolhimento, inclusão, respeito, de resgate de identidades e culturas múltiplas.
Paraestes autores, a construção de uma proposta curricular temática e multiculturalmente orientada, de uma perspectiva crítica e transformadora, depende de muito mais que uma reforma nos textos das diretrizes curriculares, pois depende entre outros fatores, de políticas de formação e profissionalização docente. Assim, exige de nós, professores de história, sensibilidade, postura crítica e reflexão sobrenossas ações, sobre o cotidiano escolar, sobre as relações sociais e culturais que experienciamos no século XXI.
O segundo texto “Ensinar História”, de Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli, aborda que a maioria dos alunos odeia história, fala que muitos professores cobram em provas que os alunos decorarem os fatos históricos e isso faz que consequetemente o interesse peladisciplina história seja desmotivado. Para que haja mudança neste quadro o professor deve mudar sua maneira de ensinar história, buscando-se um professor “consultor”, que contribui para a construção do conhecimento de seus alunos em sala de aula. O professor deve fornecer a matéria para que o aluno raciocine, mas acima de tudo que o aluno entenda que é possível raciocinar. Assim, o professor de históriaajuda o aluno a adquirir as ferramentas de trabalho necessárias para aprender e pensar historicamente. O professor é o responsável por ensinar ao aluno como captar e valorizar a diversidade das fontes e dos pontos de vista históricos, levando-o a reconstruir, por educação, o percurso da narrativa histórica. Ao professor cabe ensinar ao aluno, como levantar problemas, procurando transformar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de estagio
  • trabalho de estagio
  • Trabalho Estagio
  • TRABALHO ESTAGIO
  • Trabalho de estágio
  • Trabalho estagio
  • trabalho de estágio
  • trabalho de estágio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!