Trabalho de Espectrometria

Páginas: 6 (1427 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO
As últimas décadas do século XVIII foram palco de desenvolvimentos extraordinários que propiciaram o surgimento da química moderna. Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794), com a publicação de seu Traité Elementaire de Chimie (1789), tornou-se o principal protagonista da época de uma nova conceituação sobre como encarar os fenômenos químicos. A partir de suas concepções qualitativas equantitativas, a investigação química rapidamente tornou-se um ofício rigorosamente científico, com linguagem e metodologia próprias1. Entretanto, somente um século mais tarde, em meados de 1940, com o surgimento do espectrômetro UV-visível Beckman DU, houve o início da padronização das técnicas analíticas e da difusão comercial da instrumentação analítica. Antes desse equipamento, a químicaanalítica instrumental era restrita a poucos laboratórios de pesquisa, os quais normalmente produziam seus próprios equipamentos2. Nesse ínterim, a química analítica instrumental, principalmente nos campos da espectrometria e espectroscopia, evoluiu significativamente, aumentando as possibilidades analíticas em níveis de sensibilidade e seletividade impensáveis até poucos anos atrás.
Uma das técnicasanalíticas que ganhou extrema importância no elenco disponível para a indústria farmacêutica foi a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas.
A aplicação da espectrometria de massas à análise de compostos orgânicos não é novidade. Faz mais de 70 anos desde sua primeira aplicação e mais de 30 anos desde o surgimento do primeiro sistema comercial que acoplava a espectrometria demassas à cromatografia gasosa (utilizando colunas capilares)3-5. Mesmo com o passar de tantos anos, a espectrometria de massas ainda é tratada, no Brasil, como uma ferramenta analítica praticamente restrita à pesquisa acadêmica (raras exceções), quando já há no mercado brasileiro demanda para profissionais especializados na área. A espectrometria de massas já é uma realidade nos laboratóriosanalíticos de diversas empresas privadas de diferentes segmentos, sobremaneira do alimentício e do farmacêutico.
As características ideais para um detector para qualquer sistema cromatográfico seriam um sistema com alta sensibilidade assim como alta seletividade, boa resposta a um grande número de classes de compostos e habilidade na detecção de misturas complexas permitindo um elevado "throughput". Étambém indispensável o detector poder ser utilizado em análises quantitativas. Todas essas características são encontradas no detector por espectrometria de massas6,7.
O desenvolvimento de técnicas de ionização à pressão atmosférica, tais como a ionização química à pressão atmosférica ("APCI")8 e a ionização por eletronebulização ("electrospray, ESI")9,10 possibilitaram a união viável e efetiva deduas poderosas ferramentas analíticas, a espectrometria de massas (EM) com a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), tornando-as um método (CLAE-EM) robusto e aplicável a uma grande variedade de matrizes. E mais recentemente com o surgimento dos primeiros equipamentos comerciais com sistema de fotoionização11, a técnica CLAE-EM tornou-se uma ferramenta analítica universal capaz de analisardesde componentes de baixa massa molecular como aminoácidos até proteínas. A Figura 1 mostra a aplicação dos diferentes tipos de sistemas de ionização existentes para CLAE-EM e as diferentes classes de substâncias passíveis de serem analisadas.
 

 
DEMANDA DA ESPECTROMETRIA DE MASSAS NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
A espectrometria de massas está fortemente presente na indústria farmacêutica, desdea pesquisa de novos fármacos e formulações até o controle da qualidade. No Brasil, um segmento que vem ganhando cada vez mais importância econômica, inclusive trazendo divisas com a prestação de serviços na área de química analítica, é a análise de fármacos em amostras de plasma utilizando a cromatografia líquida de alta eficiência acoplada à espectrometria de massas em série (CLAE-EM-EM,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Espectrometria
  • Espectrometria
  • Espectrometria
  • Espectrometria
  • ESPECTROMETRIA
  • espectrometria
  • Espectrometria
  • Espectrometria atômica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!