TRABALHO DE EMPREENDEDORISMO

929 palavras 4 páginas
TRABALHO
DE
EMPREENDEDORISMO
Professor: RODOLFO

AMBIENTE
MICROECONÔMICO

TEORIA DAS 5
FORÇAS DE PORTER

INTRODUÇÃO

Em 1979, Michael Porter o maior estrategista da história concebeu o modelo teórico das Cinco Forças de
Compettvidade, seu estudo destnou a analisar e verifcar caminhos na competção acirrada entre empresas de vários segmentos. Segundo Porter, toda força compettva deve ser analisada para que sirva de fonte estratégica para uma empresa ser efciente e ter um diferencial no mercado.
A força de uma empresa é conceituada como um fator microambiente, sendo fator fundamental num melhor atendimento a clientes e obtenção de lucros. Mudança de força ou de foco dessa força leva uma empresa a um novo processo de pesquisa, avaliação de mercado e planejamento.
O modelo de cinco forças de Porter possibilita a análise do grau de atratvidade de um setor comercial e industrial, visa identfcar as cinco forças que se inserem no sistema de compettvidade, uma das forças é interna no setor em uma empresa atua, e os demais são externo ao setor.

NOVOS ENTRANTES
O surgimento de novos entrantes no setor industrial pode causar grandes mudanças nas empresas já estabelecidas, pois é comum à maior parte dos entrantes trazerem novas aptdões, o anseio de conquistar partcipação no mercado e, geralmente, vem providos de recursos substanciais. A entrada de novos partcipantes em um setor industrial pode acarretar na redução dos preços que, consequentemente, diminui a lucratvidade da indústria. Para frear a entrada de novos partcipantes, as empresas já estabelecidas contam com as barreiras de entradas existentes, além de exercer retaliação aos ingressantes para se manter na defensiva. Se existem altas barreiras na entrada e o recém-chegado sofre retaliação acirrada dos partcipantes já estabelecidos, a ameaça de entrada será bem menor.

A probabilidade de novas empresas ingressarem no setor depende de dois fatores: as barreiras à entrada e a retaliação que os concorrentes existentes

Relacionados