Trabalho de eletrotécnica

Páginas: 7 (1587 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ – UEVA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS – CCET
CURSO DE TECNOLOGIA EM CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

DISCILPINA: ELETROTÉCNICA GERAL
PROFESSOR: AURICÉLIO FERREIRA
SALA:21
DATA DE APRESENTAÇÃO: 09/06/2011
EQUIPE: EZEQUIAS RODRIGUES DE SOUSA
FRANCISCA ALESSANDRA CARNEIRO
JULIANA DA COSTA FERREIRAMARIA JANARA TEIXEIRA CARAUBA
WALLYKSON DOUGLAS V. FREITAS















LABIRINTO DA ARGOLA
















SOBRAL
2011
RELATÓRIO



OBJETIVO

A demonstração empírica de aplicação dos conceitos é feita em uma pequena experiência que usa um circuito elétrico alimentado por uma bateria de moto em que ao tocar uma argola no fiofecha-se o circuito.
A experiência possibilita construir um circuito elétrico com lâmpada elétrica, bateria e sirene para visualizar e compreender como funciona um circuito real possibilitando maior interação com a matéria, uma vez que é a equipe quem irá montar o circuito, assim como sobre a função de cada uma das partes que o constitui.


CONCEITOS ENFOCADOS NA EXPERIÊNCIA

Ofuncionamento dos aparelhos elétricos pode ser entendido em função de quatro grandezas principais indicados pelas letras: P (Potência), I (Corrente), R (Resistência) e U (Tensão Elétrica), porém nesta experiência usamos somente três grandezas que são corrente, tensão e resistência, uma vez que no circuito elétrico consta de, na prática, pelo menos quatro partes: fonte de fem (força eletromotriz),condutores, carga e intrumentos de controle. A lei de OHM diz respeito à relação entre corrente, tensão e resistência: I=V/R,onde:
• I é a corrente em ampères
• V é a tensão em volts
• R é a resistência em ohms
Todo material condutor possui uma resistência elétrica que indica a dificuldade de passagem da corrente elétrica. Isolantes têm alta resistência à corrente, noscondutores a resistência é baixa. Metais em geral são bons condutores de corrente. Com eles são fabricados os fios condutores. Os materiais condutores são portadores de cargas elétricas (elétrons ou íons) quase livres. Os isolantes não apresentam portadores de cargas elétricas livres. Neles, a mobilidade dos portadores de cargas elétricas é praticamente nula.
Aplicando-se uma diferença depotencial (d.d.p.) entre dois pontos de um condutor, estabelece-se um campo elétrico interno e os elétrons passam a se movimentar numa certa ordem, constituindo uma corrente elétrica, definida como a razão entre a quantidade de carga que atravessa certa secção transversal por unidade de tempo, I = Q/t.
Existe corrente elétrica quando portadores de cargas elétricas (positivos e/ou negativos)se movimentam numa direção preferencial em relação às demais. Trata-se, assim, de um fenômeno associado ao movimento ordenado de carga elétrica, sendo o potencial elétrico responsável por esse movimento ordenado. O tipo de corrente elétrica usada na experiência foi corrente elétrica contínua – gerada por bateria.

INTRODUÇÃO

A corrente elétrica é o movimento de elétrons livres numadireção. A corrente elétrica não é visível e nem pode ser observada sem o auxílio de instrumentos adequados. Em nosso dia a dia, usamos fios elétricos para conduzir a eletricidade, em geral de cobre ou alumínio, que combinam boa condutividade com baixo custo. Uma lâmpada pode ser usada para indicar a existência de eletricidade e seu brilho pode ser usado como uma medida da corrente elétrica quepercorre o filamento.
Ao caminho que a corrente elétrica percorre dá-se o nome de circuito. A corrente elétrica circula desde a fonte de energia até a lâmpada elétrica, regressando a seguir àquela mesma fonte. Desde que não haja cortes no circuito, a corrente elétrica irá circular sempre assim.
De cada vez que acende a lâmpada e toca a sirene é completado o circuito. Mal a argola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE ELETROTÉCNICA
  • Trabalho de eletrotécnica
  • trabalho de eletrotécnica
  • Trabalho de eletrotécnica
  • Trabalho de eletrotécnica
  • TRABALHO ELÉTROTECNICA
  • Trabalho de eletrotecnica
  • TRABALHO ELETROTÉCNICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!