Trabalho de DP de biologia 2ªano 1ºbimestre

7902 palavras 32 páginas
Biogênese
Biogênese (português brasileiro) ou Biogénese (português europeu) é a produção de novos organismos ou organelas. A lei da biogênese, atribuída a Louis Pasteur, é a observação de que seres vivos provém apenas de seres vivos, através da reprodução. Ou seja, a vida não provém de materiais não-vivos, que era a proposição da geração espontânea1 2 . Este princípio é resumido pela frase em latim Omne vivum ex vivo, que significa "toda vida vem da vida". Uma frase relacionada a esta é Omnis cellula e cellula, "todas as células vem de células", observação que é central à teoria celular.
O termo biogênese foi criado por Henry Charlton Bastian, para significar a geração da vida a partir de materiais não vivos, entretanto Thomas Henry Huxley escolheu o termo abiogênese e redefiniu biogênese como sendo a vida se originando de vida preexistente3 . A geração de vida a partir de material não vivo é chamada abiogênese, e ocorreu pelo menos uma vez na história da Terra4 , ou na história do Universo (veja panspermia), quando a primeira forma de vida surgiu5 6 7 .
Geração Espontânea e seu desenvolvimento
Os gregos antigos acreditavam que seres vivos poderiam vir a existir espontaneamente a partir de matéria não-viva, e que a deusa Gaia poderia fazer a vida surgir espontaneamente a partir de pedras, um processo conhecido com Generatio spontanea. Aristóteles discordava, mas ele ainda acreditava que seres vivos poderiam surgir a partir de organismos diferentes ou do solo. Variações deste conceito de geração espontânea existiam até o século 17, mas a partir do fim daquele século, uma série de observações e discussões começaram, e vieram a desacreditar aquelas ideias. Este avanço na compreensão científica recebeu muita oposição, com crenças pessoais e preconceitos individuais geralmente obscurecendo os fatos.
Francesco Redi, um médico italiano, já havia demonstrado em 1668 que formas de vida mais complexas não originavam vida espontaneamente, mas os proponentes da abiogênese

Relacionados