Trabalho de direito, criação de uma empresa

Páginas: 15 (3532 palavras) Publicado: 1 de abril de 2011
Direito da Empresa - Tema: A Minha empresa



,








05-05-2010
Índice

1. Introdução 4
2. Fundamentação 5
3. Métodos de Criação de empresas 6
3.1 Como criar uma empresa pelo processo tradicional? 6
3.2 Como criar uma empresa na hora? 7
4. A Minha Empresa: Online 9
4.1 Reserva do nomeda empresa 10
4.2 Informação da empresa 11
4.3 Adesão a um centro de arbitragem 12
4.4 Validação do pacto social 13
4.4.1 Contracto de Sociedades por Quotas 13
4.4.2 Declaração Comprovativa de Depósito 17
4.4.3 Avaliação do R.O.C. 18
4.5 Assinatura e envio de documentos 19
4.6 Comprovativo de pagamento por multibanco 20
5. Conclusão 21

1. Introdução

No âmbito dadisciplina de Direito de Empresa, leccionada no 1.º ano do curso de Marketing e Publicidade, na Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém (ESGTS), do Instituto Politécnico de Santarém, foi proposto aos alunos a realização de um trabalho que consiste na simulação de criação de uma empresa por um dos três métodos disponíveis (empresa online, empresa na hora ou método tradicional).
A criação deuma empresa é um momento decisivo para a vida de qualquer pessoa, uma vez que dele pode depender o seu sucesso pessoal e profissional. Ainda que seja complexo, o processo de criação de uma empresa tem vindo a evoluir gradualmente no sentido de melhor e mais rápido poder satisfazer todos os cidadãos e empresários.
Com o desenvolvimento das novas tecnologias e a emergência do Governo Electrónico, ométodo tradicional de criação de uma empresa tem vindo a sofrer algumas alterações, sendo que parte das etapas que careciam de deslocação presencial a determinados balcões passaram a poder ser feitas através da Internet.
Para a criação de uma empresa o Homem deve ser empreendedor, deve ter uma ideia do que pretende criar e como fazer da ideia uma realidade e deve ter em atenção o contexto legal,económico e social para a criação da empresa.
Uma análise swot é também de extrema importância para o empresário fazer o balanço entre pontes fortes e fracos, oportunidades e ameaças que possam surgir para a sua empresa. Deve-se ainda ter em conta os meios que se vão ter á disposição no inicio do negocio.
Por último o empresário deve ter sempre ter em atenção as formalidades legais, acontabilidade e finanças para que o negócio possa mais tarde ter a retoma financeira necessária.



2. Fundamentação

Depois de realizada uma análise SWOT na região onde esta empresa se situa analisou-se os pontos fortes e fracos que a empresa tem e pode explorar e também se analisou as oportunidades e ameaças que possam vir a verificar-se. Depois de analisada a região verifica-se que num raio de30km não existe empresas neste sector de actividade, nesta área habitam cerca de sete mil pessoas divididas por quatro freguesias, este número de pessoas é mais que suficiente para que uma empresa deste sector de actividade possa laborar tenha o sucesso esperado.
Quanto á mão-de-obra necessária, depois de uma visita ao centro de emprego que representa esta área geográfica verifica-se que existemdesempregados de longa duração deste sector o que torna mais fácil a contratação de pessoal.
Existe ainda no concelho uma escola técnico profissional onde há o curso de serralharia assim sendo, os jovens desta escola poderão vir a estagiar na nossa empresa onde terão a hipótese de adquirir experiência contribuindo com também assim para o crescimento e conhecimento na nossa marca.
Quanto àsameaças elas poderão vir de empresas maiores do mesmo sector de actividade, no entanto um bom plano de marketing associado à qualidade do trabalho prestado deve ser mais que suficiente para se ter a quota de mercado existente em redor da empresa.
O método de criação de empresa utilizado foi o da “empresa online”, pois trás a vantagem de ser mais simples (sem deslocações, interessados podem estar em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criação de Empresa
  • Trabalho de criação de empresa
  • Trabalho marketing
  • Direito do trabalho e administracao de empresas
  • Trabalho de Direito das Empresas
  • Terceirização no Direito de Trabalho nas Empresas
  • Trabalho de Direito de Empresa III
  • Trabalho direito de empresa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!