Trabalho de didática

Páginas: 5 (1095 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
INTRODUÇÃO

Neste trabalho trazemos um Plano de Aula, onde abordaremos o tema “Regularidades Numéricas: Sequências e Introdução à P.A. e P.G.”, que aparece na Proposta Curricular do Estado de São Paulo a ser abordado no primeiro bimestre da primeira série do Ensino Médio.
No Plano trazemos nossos Objetivos com conceitos e habilidades que pretendemos desenvolver, Recursos que devemosutilizar, Procedimentos para atingirmos nossos objetivos e o Processo de Avaliação.
Para elaboração da nossa proposta, partimos da ideia de Paulo Freire, que se fundamentava na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, ideia esta que também acreditamos e procuramos aplicar da melhor forma para cumprirmos nosso papel de mediadorescontribuindo para a formação de cidadãos melhores preparados para inserção no mundo do conhecimento e do trabalho.

PLANO DE AULA

O professor em si não transmite conteúdo, dá assistência,sendo facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências dos alunos. A atividade é considerada um processo natural que se realiza através da interação com o meio. (...) O professor nãoensina: apenas cria condições para que o os alunos aprendam. (Mizukami 1986, p. 38) http://www.webartigos.com/artigos/o-humanismo-na-educacao/35533/

Série: 1ª.série do Ensino Médio.
Tema: Regularidades Numéricas: Sequências e Introdução à P.A. e P.G.

Objetivos
Conceitos
Sequência
* Aprender o que caracteriza uma sequência;
* Identificar regularidades;
* Identificar eutilizar o termo geral para obtenção dos elementos;
* Notação;
Progressão Aritmética
* Aprender o que caracteriza uma P.A.;
* Identificar seus termos (a1, a2,...,na) e sua razão (r).
Progressão Geométrica
* Aprender o que caracteriza uma P.G.;
* Identificar seus termos (a1, a2,...,na) e sua razão (q).

Habilidades
* Relacionar o conteúdo ensinado com outras áreas do currículoe/ou com o cotidiano;
* Desenvolver o raciocínio, resolver problemas, se comunicar;
* Desenvolver seu espírito crítico e sua criatividade;
* Trabalhar o relacionamento humano, interações, solidariedade.

Recursos
* Projetor (Data Show) - Trazemos o conteúdo pronto em slides com a intenção de além de otimizar o tempo, fazer com que o aluno mantenha o foco apenas na aula,acompanhando o ritmo em que ela é ministrada (ao término da aula, o conteúdo fica disponível ao aluno, os slides são compartilhados);
* Vídeos - Para dar vida ao assunto tornando-o mais atrativo;
* Dinâmica – Visa interação aluno x aluno e aluno x conteúdo;
* Tirinhas e Figuras - Para ilustrar o conteúdo.

Procedimentos
Na perspectiva de Vigotski, mencionada no livro “Um encontro entre aTeoria e a Prática”, o professor não “passa” conhecimento, ou seja, ele deve estimular e promover o conhecimento, para que o próprio aluno venha a construí-lo, assim, durante toda a aula procuraremos fazer com que o aluno interaja mais através de perguntas e brincadeiras.
A introdução da aula será feita a partir da apresentação de uma situação- problema: responder o que é uma sequência. Incitamosos alunos a responderem a questão a partir dos conhecimentos que eles já possuem. Exemplos serão apresentados com o objetivo de contextualizar o assunto.
O prosseguimento da aula será a partir da definição formal de sequência, da sua representação e leis de formação.
Dando sequência aos conhecimentos adquiridos na teoria apresentada, partimos para a ideia de Progressão Aritmética. Para ilustraresse tema, trazemos um assunto interdisciplinar, um vídeo sobre o Cometa Halley que aborda os anos de sua passagem pela Terra (que estão em PA).
Com o intuito de apoiar a melhor aprendizagem do conteúdo de Progressão Geométrica, faremos uso de uma dinâmica, onde os alunos devem interagir em uma brincadeira que dará a eles a ideia do tema em foco. Essa proposta visa interagir o sujeito com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de didática
  • Trabalho De Didatica
  • Trabalho de didática
  • Trabalho de didática
  • trabalho de didatica
  • Trabalho De Didatica
  • TRABALHO DE DIDATICA
  • Trabalho de didatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!