Trabalho de Destilla o

487 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ
UNIARAXÁ

Trabalho de Operações Unitárias
Engenharia de Produção

ARAXÁ - MG

Operações Unitárias

A destilação, também chamada de fracionamento ou destilação fracionada, é uma operação unitária de separação, baseada nas diferenças de volatilidade dos constituintes de uma mistura líquida. O vapor produzido por uma mistura líquida possui os mesmos componentes da mistura original, mas em quantidades relativas diferentes. Há transferência simultânea de massa do líquido pela vaporização e do vapor pela condensação. O efeito final é o aumento da concentração do componente mais volátil no vapor e do componente menos volátil no líquido. Devido à diferença de gravidade entre a fase líquida e vapor, o líquido desce a coluna de destilação enquanto o vapor sobe, sendo recolhidos separadamente.
Os principais tipos de destilação são:
Destilação simples: para que dois componentes possam ser separados eficientemente por destilação simples é necessário que a diferença entre seus pontos de ebulição seja alta.
Destilação fracionada (contracorrente): Para separar componentes com pequenas diferenças de pontos de ebulição, separa-se as primeiras frações do destilado, que são destiladas novamente, sofrendo um crescente enriquecimento do componente mais volátil. Utiliza-se uma coluna de retificação entre a alimentação e o equipamento de condensação dos vapores, que proporciona várias destilações simples sucessivas.
Destilação à pressão reduzida: O conjunto é submetido ao abaixamento de pressão, para purificar substâncias que se decompõem a temperaturas abaixo do seu ponto de ebulição sob pressão normal ou àquelas com pontos de ebulição muito elevados.
Destilação por arraste a vapor d’água: é usada para purificar substâncias que se decompõem a temperaturas elevadas e para separação de compostos voláteis de uma mistura de outros não voláteis. A substância a ser separada por esse processo deve ser insolúvel em água, porque os

Relacionados