TRABALHO DE DESENHO TÉCNICO
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
LECIO GARCIA
EVENTO 17092
TRABALHO DE DESENHO TÉCNICO
ABNT
CORUMBÁ-MS
2013
SENAI - SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL
CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA
LÉCIO GARCIA
TRABALHO DE DESENHOTÉCNICO
ABNT
Trabalho apresentado para avaliação do Curso de Técnica em Mecânica, nível técnico do Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Instrutor: Thiago Ricardo de Souza Montijo
CORUMBÁ-MS
2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 04
DESENVOLVIMENTO 05
HISTÓRIA DA ABNT 05
CONCEITOS DE DESENHO TÉCNICO 06
NORMASBRASILEIRAS PARA DESENHOS TÉCNICOS 06
TERMINOLOGIA 11
CONCLUSÃO 12
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 13
INTRODUÇÃO
Neste trabalho irei apresentar as principais características desta disciplina, aonde consiste no estudo dos elementos básicos do Desenho Técnico com enfoque na sua execução à mão livre. Os exercícios propostos em aula visam não apenas treinar oaluno na execução do esboço à mão livre, mas objetivam, primordialmente, desenvolver a sua capacidade de visualização tridimensional e de representação da forma.
O objetivo deste trabalho é apresentar resultado da compilação das notas de aula preparadas pelo professor, é auxiliar e fornecer aos alunos um instrumento organizado e conveniente de aprendizagem na disciplina de Desenho Técnico.
Desde aprimeira aula incentiva-se ao aluno a praticar o esboço a mão livre e a reproduzir textos com base na caligrafia técnica. A seguir descrevem-se os instrumentos de desenho e o seu manejo. E nos próximos itens, se introduzem os tópicos relacionados com o método de representação pelo sistema de vistas ortográficas, perspectivas, cotas e escalas, cortes, vistas auxiliares.DESENVOLVIMENTO – HISTÓRIA DA ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), único foro nacional de normalização, completa 65 anos de existência. Ao comemorar esta longa trajetória de serviços prestados à sociedade, a ABNT também homenageia todas as pessoas que, de alguma forma, ajudaram a construir esta história de dedicação à Normalização.
O ponto de partida foi a 1ª Reunião deLaboratórios de Ensaios de Materiais, realizada em 1937, com o objetivo de aprimorar pesquisas e consolidar novas tecnologias. Já em 1938 e 1939, ganhava força a idéia de se criar uma Entidade Nacional de Normalização, enfim concretizada um ano depois, com o nascimento da ABNT.
A entidade cresceu e se projetou em âmbito internacional. Participou ativamente da fundação da International Organizationfor Standardization (ISO) em 1947, sendo eleita para compor o primeiro Conselho daquela instituição. Em 1961, no Uruguai, foi a vez de a ABNT participar
da criação da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (COPANT), destinada a promover o desenvolvimento da normalização técnica e atividades afins em seus países membros, com o fim de promover seu desenvolvimento comercial, industrial, científicoe tecnológico.
A relação com o governo também foi sempre muito intensa. Em pleno processo de desenvolvimento industrial, em 1962, a ABNT foi reconhecida por lei como Órgão de Utilidade Pública. Trinta anos depois, por meio da Resolução número 7 do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), fez-se o reconhecimento da entidade como único Foro Nacional deNormalização.
Em 1991, a ABNT ajudou a criar o Comitê Mercosul de Normalização (CMN), com a finalidade de apoiar a integração e a concretização do mercado único, e buscar uma participação mais efetiva no mercado mundial. Nove anos depois, foi firmado convênio com o Grupo Mercado Comum e o organismo passou a ser chamado de Associação Mercosul de Normalização (AMN), reconhecido como o Foro Regional...
Por favor, assinar para o acesso.