TRABALHO DE DERECHO DE LA ANCIANIDAD - MAL DE ALZEIMER

3133 palavras 13 páginas
I - INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, o Brasil encontra-se diante de um cenário onde observamos o aumento da sua população de idosos. Estudos apontam que a velhice, com suas políticas públicas e doenças incapacitantes, revelam esta situação como um grave problema de saúde pública, de grande responsabilidade para o governo, o qual ainda não sabe lidar com essa nova realidade. Esta situação não é uma questão vivenciada exclusivamente no Brasil, mas tornou-se uma realidade mundial.

A transição demográfica no Brasil é caracterizada pela rapidez com que os aumentos absolutos e relativos das populações adulta e idosa vêm alterando a pirâmide populacional, modificando radicalmente sua estrutura. O envelhecimento no Brasil é um fenômeno predominantemente urbano e este processo de urbanização proporcionou o maior acesso da população a serviços de saúde e saneamento, o que contribui para a significativa queda da taxa de mortalidade.

Existem inúmeros desafios trazidos pelo envelhecimento da população brasileira: o desafio para a família, o desafio da pobreza, o desafio da aposentadoria, o desafio dos asilos e, principalmente, o desafio da promoção da saúde e da formação de recursos humanos em Geriatria e Gerontologia.Entre as novas necessidades geradas pelo processo de envelhecimento populacional está a de serviços especializados para pessoas idosas, uma saúde pública adequada a esta faixa etária.

Acompanhando o crescimento demográfico e a expectativa média de vida da população decorrente dos anos adicionais adquiridos, há um maior aumento de doenças que acometem a população idosa, entre elas as degenerativas, como as demências e em especial, a Doença de Alzheimer (DA). Devido a este fator, a DA é entendida basicamente como uma doença de idosos.

A DA é de natureza crônica e progressiva e é caracterizada por perturbação de múltiplas funções cognitivas, incluindo memória, atenção, aprendizado, pensamento, orientação, compreensão, cálculo, linguagem e julgamento. O

Relacionados