trabalho de criminoligia

595 palavras 3 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE DIREITO
CRIMINOLOGIA
HELEN VIANA – LUMA LANGASSNER

1. O que pretende a autora ao expor “ sistema penal máximo X cidadania mínima “ ?

A autora pretende expor o que ela chama de bipolaridade que engloba o assunto supracitado. Contrasta a estrutura desigual dos espaços da pena e da cidadania, estes são comparados em sentido maximizadores X minimizadores, e reguladores X emancipatórios.
A obra fala também de nossa realidade de controle social, onde se acredita que criminalizar condutas criando leis no código penal seja a solução para todos os problemas que nossa sociedade possui.

2. Como se conceitua e utiliza o maniqueísmo no senso comum ?

Há uma representação simbólica que acompanha a evolução de nossa civilização e do controle social, e através desse acompanhamento se potencializa e se materializa específicas bipolaridades, possui uma visão de mundo e de sociedade dividida entre o bem e o mal; esta representação vem a ser o maniqueísmo.

3. Como a autora define e confronta os conceitos de cidadania e de sistema penal?

A função do sistema penal segundo a autora seria controlar a conduta de homens maus (a criminalidade), garantindo assim a boa vida aos homens bons (a cidadania), ou seja, controlando a criminalidade se garantia a cidadania.

4. Explique a abordagem da autora quando à influência de globalização neoliberal na resposta penal, o papel da mídia e do discurso de guerra contra o crime.

A mídia coloca todos os holofotes possíveis sobre a expansão da criminalidade, enfatiza, encena, dramatiza e põe muitas vezes uma considerável quantia de horror nos fatos relatados, e lança mão do medo e pavor da sociedade para garantir que precisamos de mais segurança, a mídia tem a sua parcela de culpa em querer amedrontar a sociedade, e um dos efeitos resultantes desse ato vem a ser a globalização neoliberal; radicaliza-se os potencias bélicos do maniqueísmo e tem em seu favor o braço o sistema

Relacionados