Trabalho De Cosmetologia

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 3 de abril de 2015


Curso: Farmácia
Professora: Giselle Nascimento
Disciplina: Cosmetologia
Período: 7º semestre





Trabalho de Cosmetologia
(Sabonete Íntimo)




Alunos: Auricélio Lima de Souza – RA: 4252048809
Aurélio de Paiva Araújo – RA: 3799583113
Fabiane da R. Barros – RA: 3730723692


Brasília-DF, 27 de março de 20151. Introdução
Há alguns anos houve um aumento considerável do nú­mero e da variedade de sabonetes líquidos íntimos femininos disponíveis no mercado, com o intuito de manter uma sensação prolongada de limpeza e bem-estar, além de prevenir infecções da região genital. Nos últimos dois anos vários novos produtos foram lançados no país. A utilização rotineira destes sabonetes, que tendem aman­ter o pH vaginal ácido, é questionada por ginecologistas, mas aceito por quase todas as mulheres.
A preocupação médica se justifica pela possibilidade de irrita­ções e alergias, uma vez que, quanto mais se alterar o habitat da flora bacteriana fisiológica vulvar e vaginal, maior o risco de infecções e inflamações. Por outro lado, a mulher inserida no mercado profissional e no mundoglobalizado, passa muitas horas fora de casa, necessitando de produtos que lhe forneçam a sensação de frescor, higiene e bem-estar. Por isso, é ávida por cosméticos que lhe proporcionem segurança e conforto.





















2. Função do sabonete íntimo
O índice de pH, ou potencial hidrogeniônico, mede o grau de acidez ou alcalinidade de determinada substância, sendo que valores abaixo de 7 sãoconsiderados ácidos. O pH fisiológico vaginal é de 3,5, enquanto o pH cutâneo é menos áci­do. O pH cutâneo normal é neutro ao nascimento, tornando-se ácido entre a segunda e quarta semana de vida. Os valores do pH da pele variam de 4,2 a 5,8 dependendo da área do corpo aferida, prevalecendo valores maiores em áreas como axila, região genitoanal e interdigital.
Os sabonetes líquidosespecíficos para higiene da genitália feminina não têm indicação de uso interno na forma de duchas vaginais, pois poderiam interferir na flora fisiológica. Também não são indicados para tratar infecções ou inflamações genitais, e questiona-se o uso em crianças pré-púberes, uma vez que ainda não possuem lactobacilos em grande quantidade e o pH vaginal é neutro. Estes produtos não têm ação benéfica navigência de infec­ções agudas, atuando exclusivamente na higiene feminina e manutenção do pH vulvo-vaginal ácido. Os sabonetes em barra são neutros ou levemente alcalinos, com pH ao redor de 7, menos ácido que a pele, enquanto que o pH vaginal corresponde a 3,5.
Outros fatores negativos dos sabonetes em barra são a pro­babilidade do uso compartilhado por outras pessoas do domi­cílio, aumentando orisco de contaminação, o acúmulo de pó doméstico durante sua exposição diária ao ar e, por vezes, ser demasiadamente perfumados. Sabonetes em barra são normalmente compostos por sais de ácidos graxos, óleos vegetais, perfumes, corantes, antioxidantes, sais inorgânicos e aditivos.
Existe também no mercado sabonetes íntimos acrescidos de óleo de melaleuca, uma das substâncias muito utilizadasna produção de cosméticos, devido ao seu amplo espectro de ação antimicrobiana e antisséptica, despigmentante conservante natural, o que o torna uma substância ativa em potencial para ser veiculada em sabonetes íntimos, visando a prevenção de doenças do trato genito-urinário feminino.


A tabela a seguir apresenta as matérias-primas e suas respectivas concentrações e funções em uma formulaçãodesenvolvida.
Matéria prima Função Concentração
Lauriléter sulfato de sódio Tensoativo aniônico 40,0%
Dietanolamina de ac graxo de coco Estabilizante de espuma 1,5% a 2,0%
Coco amido propilbetaina Tensoativo 5,0%
Hidroxietilcelulose...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO DE COSMETOLOGIA
  • Trabalho de Cosmetologia
  • Trabalho De Cosmetologia 1
  • Trabalho De Cosmetologia Sites
  • cosmetologia
  • COSMETOLOGIA
  • Cosmetologia
  • Cosmetologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!