Trabalho de conclusãod e curso

3344 palavras 14 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS

MARIANE APARECIDA SILVA

DETERMINAÇÃO DE CLOROFILA EM ÁGUAS DE INTERESSE AMBIENTAL

Alfenas/MG
2012

MARIANE APARECIDA SILVA

DETERMINAÇÃO DE CLOROFILA EM ÁGUAS DE INTERESSE AMBIENTAL

Trabalho de conclusão de curso como parte dos requisitos para obtenção de grau em Química Bacharelado com Atribuições Tecnológicas da Universidade Federal de Alfenas. Área de concentração:Química
Orientador: Célio Wisniewski

Alfenas/MG
2012

MARIANE APARECIDA SILVA

DETERMINAÇÃO DE CLOROFILA EM ÁGUAS DE INTERESSE AMBIENTAL

A Banca examinadora abaixo-assinada, aprova o Trabalho de conclusão de curso como parte dos requisitos para obtenção de grau em Química Bacharelado com Atribuições Tecnológicas da Universidade Federal de Alfenas. Área de concentração:
Orientador:Célio Wisniewski

Aprovada em:

Prof°:
Instituição: Assinatura: Prof°:
Instituição: Assinatura:

RESUMO O nome “clorofila” foi proposto por Pelletier e Caventou, em 1818, para denominar a substância verde que se podia extrair das folhas com o auxílio do álcool. A clorofila está presente em diversas plantas e algas e são encontradas nos cloroplastos das folhas e em outros tecidos vegetais, sua cor verde se deve a forte absorção das demais cores, principalmente nas regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético. As algas e plantas realizam fotossíntese que é transformação do dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio, sendo a produção primária uma das suas principais funções. Existem quatro tipos de clorofila (a, b, c e d) sendo que esse trabalho será realizado utilizando a clorofila-a que é indicador direto de biomassa em algas. Serão feitas análises para uma extração sem danos da clorofila com solvente orgânico e será testado um novo método para sua medição, o método por imagens fotográficas (RGB).

Relacionados