trabalho de conclusao de curso

Páginas: 9 (2202 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
 BEATRIZ MILHAZES
APRESENTAÇÃO

Conhecer a obra de Beatriz Milhazes (1960-) é adentrar num universo infindo de cores e formas ligadas entre si desde a gênese, como se as cores brotassem das formas, e as formas, das cores.
O seu principal interesse sempre foi a organização cromática, porém reconhece hoje que o movimento cromático não vem das leis de cor ou douniverso plástico em geral e sim dos ornamentos e dos assuntos da vida.
A artista busca e percebe suas cores de forma direta e imediata com o mundo, com as imagens criadas na arte pelo homem, com a natureza, na propaganda, na decoração, na arquitetura, no design, no vestuário e, principalmente, no ornamento, captadas nas culturas popular, de massa e alta.
Nascida e criada numa família deprofissionais amantes das artes – a mãe, artes plásticas e o pai, a música-, vivenciou-as como algo orgânico e naturalmente ligado à vida .
Uniu-se à irmã Marcia Milhazes por vários anos em uma parceria que passava pela música, pintura e dança.

BIOGRAFIA
Beatriz Milhazes, expoente da arte contemporânea brasileira, internacionalmente reconhecida, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1960. A mãeGlauce Milhazes, professora de história da arte, e o pai José Luiz Milhazes, advogado, ambos amantes das artes e da música, foram fundamentais na formação da filha.
Cursou jornalismo da Faculdade de Comunicação Social Hélio Alonso (FACHA), formando-se em 1981. Entre 1980 e 1982, freqüentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage). A instituição atuou como geradora de novasconcepções estéticas e de resistência à ditadura e é considerada, até hoje, um importante centro de arte contemporânea.
Charles Watson (1951-), pintor escocês, estava entre seus professores. Formado na Inglaterra em arte e literatura, protagonizou a introdução de uma didática no ensino da pintura que se propunha a desafiar as diferenças entre as linguagens, até então fragmentadas no ensino acadêmico.Em 1978, um incêndio destruiu o acervo do Museu de Arte Moderna (MAM-RJ) assim, os artistas tiveram que recorrer às reproduções de obras modernas e contemporâneas para suprir essa deficiência da coleção pública: “Eu reaprendi através da reprodução. Isso me ajudou a me libertar da história” (2013,p.20), comentou Beatriz Milhazes. Sem ter diante de si as telas originais, a artista formou oimaginário e as referências de seus trabalhos de forma menos metódica, onde respeitava muito mais os próprios interesses de pesquisa do que a posição dessas obras na história da arte e sua importância para o ensino acadêmico.
Por meio de Charles Watson, foi apresentada à obra de vários artistas ingleses, tais como Thomas Gainsborough (1727-1788), Joshua Reynolds (1723-1972) ambos do século XVIII, assimcomo os contemporâneos Bridget Riley (1931-), Frank Stella (1936-). Howard Hodgkin (1932-) autor de uma pintura vigorosa, passou a ser referência para Milhazes desde 2006, quando ela viu uma retrospectiva do artista na Tate, em Londres.
O interesse pela padronagem dos tecidos, ornamentos e contrastes de cor, assim como a preferência por elementos da cultura popular, como carnaval e as estampasde chita, pontearam e marcaram os trabalhos de Milhazes.
Ela soube olhar com igual interesse e intensidade à produção artística contemporânea, história da arte, seu cotidiano carioca e as diversas regiões onde esteve, reunindo um repertório diversificado que alimenta seu imaginário até hoje.
As primeiras telas da artista, traziam tecidos ordenados, pintados e colados sobre suporte de madeira,brocados, tecidos rústicos, trazendo o conflito entre a elaboração e a experimentação, e a estrutura da composição, que tanto interessa Milhazes.
Nos anos 80, também deu aulas de matemática em cursos primários, o que vem reafirmar a racionalidade presente no processo de construção de suas pinturas.
Em 1983, participou do Salão Nacional de Artes Plásticas do MAM-RJ e da coletiva “Pintura,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho conclusão curso
  • trabalho de conclusao de curso
  • trabalho de conclusão de curso
  • Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
  • Trabalho de conclusão de curso
  • Trabalho de conclusão de curso
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Educx)
  • trabalho de conclusão de curso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!