Trabalho De Conclus O De Est Gio Gest O De Efluente Industrial

6690 palavras 27 páginas
1

Centro Tecnológico de Educação Profissional de Betim CETEP - Betim/Unidade Conveniada ao CEFET-MG
Curso Técnico em Química

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SOBRE AVALIAÇÃO
DE PARÂMETROS QUÍMICOS A SEREM UTILIZADOS
NA

GESTÃO

DE

EFLUENTES

INDUSTRIAIS

E

OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ECCOX

por

Juliana Aparecida da Silva
Estagiária

João Ricardo Magalhães Gonçalves
Supervisor

Betim
Agosto de 2011

2

APRESENTAÇÃO

A ECCOX Tecnologia e Soluções Ambientais Ltda fundada em 2005, atua com projetos e consultoria nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade, gestão da qualidade e integrada, gestão de aprovações e projetos de engenharia e arquitetura.
Com sede em Betim (MG), principal pólo industrial da Região Metropolitana da capital mineira, a empresa foca seus negócios no compromisso da atuação consciente, gerando sustentabilidade e segurança para seus clientes, parceiros e o planeta. A empresa atua buscando conciliar o desenvolvimento econômico dos clientes com as normas ambientais, utilizando tecnologia limpa e sistemas de gestão disponíveis e adaptáveis a cada caso, sempre com foco no desenvolvimento sustentável de toda a cadeia produtiva.

Nesse cenário a ECCOX oportuniza a alunos de diferentes áreas como, por exemplo, Técnico Ambiental e Técnico em Química a realização de estágio obrigatório, promovendo o aprendizado e iniciação ao mercado de trabalho.

Assim, o estágio obrigatório foi realizado no período de 15 de fevereiro a 15 de agosto de 2011, totalizando 480 horas. Todas as atividades foram realizadas no laboratório de análises físico-químicas.

As atividades desenvolvidas foram principalmente a determinação do teor de surfactantes aniônicos, DBO, DQO, teor de óleos e graxas, sulfeto, sólidos sedimentáveis e sólidos suspensos em efluente industrial.

3

O presente relatório será apresentado em duas partes. A Parte I será dedicada à pesquisa realizada sobre a redução de Sulfeto e Surfactantes em Efluente Industrial e a Parte II tratará da

Relacionados

  • Sustentabilidade Corporativa
    114465 palavras | 458 páginas