Trabalho de Conclusão

Páginas: 10 (2499 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2014
1. Introdução













Justificativa e objetivos no final da introdução


2. Revisão de Literatura


Hoje em dia um dos temas mais falados em quesito escola, é a inclusão escolar, onde alunos com algum tipo de deficiência, seja ela física mental ou intelectual, são compreendidos no ambiente escolar.
A educação inclusiva tenta atender a todas as necessidadeseducacionais dos alunos nas escolas. No final das contas, e pela legislação, a escola tende a aceitar todos os alunos, independente de ser uma escola integradora ou não (Livro Caminhos para a Inclusão).
O espaço escolar deve ser um ambiente de aprendizagem agradável e seguro e que espere e tenha expectativas sobre os alunos. A educação inclusiva teve sua evolução como um desafio às práticas e políticassegregativas da educação (Livro Caminhos para a Inclusão).

2.1. Inclusão Escolar

É de conhecimento geral, que a inclusão é um ponto recente e novo na educação brasileira e que merece uma atenção especial. (texto MEC) A inclusão exige mudanças tanto na mentalidade das pessoas e dos cidadãos, quanto no modo de vida e nas reflexões que cercam as pessoas presentes nesse contexto. (Texto: A inclusãoescolar e os desafios da Aprendizagem)
Por ser um tema de grande relevância, a necessidade de a escola atender as diferenças à condição humana deixa explícito que a inclusão escolar é uma questão de grande importância. (Texto 1)
Um bom programa de educação pedagógico traz benefícios para qualquer criança, independentemente da sua condição física, emocional ou intelectual. (texto MEC).
Com acriação do Centro Nacional de Educação Especial (CENESP) em 1970, iniciou-se o processo de institucionalização da Educação Especial no Brasil e a expansão dessa área ao ensino regular. (Texto 2)

2.1.1. Educação Especial
O apoio às necessidades de um aluno classificado com necessidades especiais representa a educação especial. A necessidade de reorganização e adequação à heterogeneidade de umaluno com necessidades especiais indicam as políticas de inclusão com relação às escolas. E também dão evidência à necessidade de implementar uma educação para todos. (Texto 2)
Caso a escola não constitui um espaço excludente, a inclusão ocorreria sem problemas, se adequando às necessidades de diversidade dos alunos com necessidades especiais. (Texto 2)
Ou seja, as escolas precisam ser um ambientepreparado para atender às crianças com necessidades especiais.
É preciso reconhecer o papel fundamental que a escola e a família apresentam no desenvolvimento de crianças deficientes. (Texto 1) Estudos apontam que o ensino especial é a melhor opção para fazer a inclusão de crianças com deficiência. (Texto 1)
Elaborar um projeto pedagógico que a conte com uma participação efetiva dos pais,profissionais especializados e da comunidade em geral, é fundamental para que se avaliem as necessidades educacionais dos educandos e façam uma adaptação e complementação curricular que seja necessária. (Texto 4)
Há alguns sentidos em que a educação inclusiva é discutida, como por exemplo em termos de justiça, escolarização, pedagogia e melhoramentos dos programas (Livro Caminhos para a Inclusão).Pacheco et al. ressalta que em uma escola inclusiva, as práticas pedagógicas devem refletir uma abordagem mais ampla, diversificada, flexível e colaborativa do que em uma escola de ensino regular.
A integração escolar vem do pressuposto que a escola se ajusta aos alunos com necessidades educacionais especiais, e não que os alunos se ajustem à escola (Livro Caminhos para a Inclusão).
Aindaressaltando, que o direito à educação e a defesa da cidadania das pessoas portadoras de algum tipo de deficiência é um tema muito recente na sociedade atual (Educação Especial no Brasil).
Porém, alguns atos isolados atualmente estão conquistando o reconhecimento de alguns direitos para os portadores de deficiências e necessidades especiais (Livro Caminhos para a Inclusão).

2.2. Escola Regular -...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de conclusão
  • trabalho de conclusão
  • Trabalho de conclusão
  • Trabalho de conclusão
  • Trabalho de conclusão
  • Trabalho de Conclusão
  • Trabalho de conclusão
  • Trabalho de conclusão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!