trabalho de conclusão de curso

Páginas: 10 (2262 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Aluna: Isabela Dias da Silva
Turma: 4 º Edificações
A competitividadeA preocupação constante do empresário moderno é oferecer sempre produtos e serviços com altos índices de qualidade. Ser competitivo é ter qualidade nos produtos e/ou serviços, e bons preços. O parâmetro para saber se uma empresa tem competitividade instaura-se no confronto com outras empresas similares existentes emdiferentes regiões.
Com o mercado cada vez mais aberto, outras empresas com produtos iguais, mas com melhores condições de preço e qualidade, podem, a qualquer momento, vir a competir numa determinada região. Não basta pensar somente no mercado regional. É importante a empresa ter qualidade no âmbito nacional. Portanto é preciso cada vez mais ter "qualidade total" e estar preparado para a competiçãoglobal.
Fatores que determinam a competitividade
A tendência das empresas é de personalizar cada vez mais os seus produtos, dirigindo-os para segmentos específicos do mercado – os "nichos" – e isto requer uma comunicação mais aberta com o cliente, utilizando conceitos e linguagem que o cliente conhece. Ou seja, ela tem que ser direta e ajustada ao seu público-alvo. A responsabilidade social napreservação do meio ambiente, e os próprios efeitos do consumo de seus produtos na saúde de seus clientes também são fatores que revelam a competitividade, e sem dúvida terão peso nas decisões do empresário.
Pensar nas parcerias, franquias e terceirizações são algumas das formas mais frequentes de manter a competitividade. Aliado a tudo isso, praticar permanentemente os "padrões de qualidade econformidade". E primar pela retidão de princípios em suas relações com os seus públicos interno e externo. É a prática da ÉTICA acima de tudo.
A responsabilidade social do empresário é cobrada em termos de oferecer produtos e serviços com qualidade e bons preços, buscar novas formas de relação com o governo e a sociedade, pagar impostos e contribuições, manter funcionários registrados com saláriosjustos. Em síntese, podemos afirmar que a competitividade deve ser entendida como sendo a capacidade da empresa gerar lucros ou maior lucro, pelo maior período de tempo possível, neutralizando as ameaças dos seus concorrentes. É ter "foco no cliente e no mercado"!
Conhecer o ambiente interno
Parafraseando o filósofo que disse, "conhece-te a ti mesmo", recomendamos como primeiro mandamento de umaadministração competitiva a reflexão sobre sua própria empresa. Isto é, fotografia e radiografia ampliadas, em todos os ângulos, em cores e com a animação e o dinamismo reais, exemplificando a forma como o empresário vê sua empresa, e como ele respira e transpira com ela em relação ao mercado (clientes, fornecedores e concorrentes). Conhecer o ambiente interno da empresa e avaliar o que ocorre noambiente externo é o primeiro passo a ser dado.
No que tange ao âmbito interno, é preciso conhecer as FORÇAS (pontos fortes) e as DEBILIDADES (pontos fracos.
Forças – São os pontos fortes, ou seja, as situações internas controláveis pela empresa, atividade ou setor, que favorecem a sua ação frente às Oportunidades e Ameaças. É preciso saber explorá-las. É preciso saber como "tirar proveito". Algunsexemplos:
* estratégia de marketing bem definida;
* conquista da fidelidade da clientela;
* comunicação eficaz com o mercado; imagem positiva da empresa;
* mix de marketing claro, quanto ao produto ou serviço, preço, propaganda, promoção e distribuição;
* tecnologia atual;
* localização adequada;
* parceria com fornecedores;
* programa de qualidade total efetiva e ênfase na produtividade;* operação com capital próprio e uso eficiente do capital de terceiros;
* reinvestir os lucros;
* baixa imobilização de capital;
* endividamento sob controle;
* capitalização da empresa;
* estrutura societária sem conflitos, com sócios dedicados;
* gestão inovadora nos negócios;
* estilo gerencial participativo; equipe altamente motivada e envolvida com os objetivos e metas da empresa....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho conclusão curso
  • trabalho de conclusao de curso
  • trabalho de conclusão de curso
  • Trabalho de conclusão de curso de Pedagogia
  • Trabalho de conclusão de curso
  • Trabalho de conclusão de curso
  • Trabalho de Conclusão de Curso (Educx)
  • trabalho de conclusão de curso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!