Trabalho de comunicação

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
LUANA SILVA LEITE COSTA

ANÁLISE DE TEXTOS:
Educação reprovada e impressões ingênuas.

Trabalho apresentado como requisito parcial, para avaliação da disciplina de comunicação do curso de Adm, da Faculdade Visconde de Cairu, sob a orientação da professora Ana Lúcia Melo.

Salvador
2012

Análise de textos:
Educação reprovada e impressões ingênuas
Questões:
1. Identificar o tema.Texto1: As péssimas condições de ensino da educação brasileira.
Texto2: O tema do texto são as impressões ingênuas que ficaram na população sobre o governo do presidente Lula, onde este só participava da parte diplomática.
2. Identificar o pressuposto.
Texto1: A autora do texto parte do seguinte pressuposto “Uma das preocupações de qualquer ser pensante por aqui é a educação.”.
Texto2: Nãovai haver novidades , exceto algum ladrão denunciado e mais negativas da parte dos acusados, de resto imagino o mesmo (...)Lula está anunciando que seu governo é o maior de todos,fura bolo e cata-piolho.
3. Identificar os argumentos.
Texto1: Foram muitos os argumentos utilizados por Lya Luft para discutir o tema:
* Em muitas escolas não se pode falar em reprovação, pois o aluno poderáficar traumatizado.
* De todos os modos facilitamos a vida dos estudantes, deixando-os cada vez mais despreparados para a vida e o mercado de trabalho.
* Grande contingente de jovens chega às universidades sem saber redigir um simples texto.
* Escolarização em colégios particulares é muito maior, salários menos mal pagos, instalações melhores (...) crianças mais bem alimentadas esaudáveis;
* Não há dinheiro, mas políticos aumentam seus salários de maneira vergonhosa;
* Se não podemos reprovar, se não temos cadeiras e mesas confortáveis e um teto sólido em nossas cabeças nas salas de aula, como exigir aplicação, disciplina, esforço e limites?
Texto2: Os argumentos utilizados por João Ribeiro para persuadir o leitor, foram:
* Na minha respeitosíssima opinião, opresidente sabia desse negócio todo já há bastante tempo. Como, aliás, já escrevi, ele podia não saber dos por menores, mas dos por maiores sabia.
* Confiou em que podia entregar o governo à sua patota liderada por Dr. Dirceu e composta pelo conselheiro do imperador do Japão, o ex-eminentes, além de outras (...). Mas que mandavam na gente sem a gente saber.
* Todo mundo estranhou quando oPT expulsou gente como a senadora Heloísa Helena e agora relutou tanto em aplicar sanções contra Dr. Delúbio que ainda está lá (...). É porque o Dr. Delúbio ,ao contrário da senadora que insistia na caturrice atrasada e burra de querer fazer o que disse que iria fazer o que disse que iria fazer se eleita,pode abrir o bocão ou esticar o dedo indicador como já fez muito em outras épocas.

4.Identificar a tese do autor.
Texto1: Sua tese é de que falar não adianta mais, o que é preciso agora são atos concretos, orçamentos e fatos para a educação e saúde nas escolas, para que os alunos possam prestar atenção,estudar,render e crescer.Se isso não ocorrer a educação brasileira continuará REPROVADA.
Texto2: A tese de João Ubaldo Ribeiro é de que Lula se fez e se faz de santo,”faltapouco para ele pedir ao papa que não o trate mais por “São Lula” .” E de forma irônica ele descreve que o presidente sempre insiste em apontar de que forma chegou a este cargo, “Chega a dar impressão de que o segredo do sucesso é não estudar e ter uma mãe analfabeta,deve ser por isso que eu na dei certo”,cita João.
Portanto ele não concorda com as atitudes do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva,que sempre se fez de “bom moço”, pois agiu de forma superficial, como se nunca soubesse de nada de errado que ocorreu no seu governo, e que este foi o melhor de todos os tempos.
5. Identificar as funções de linguagem: predominância da função de linguagem.
Texto1: A predominante é a emotiva. As funções referencial e conativa também se destacam.
Texto2: Predomina a função Fática. As funções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de comunicacao
  • trabalho de comunicacao
  • Trabalho de Comunicação
  • trabalho de comunicação
  • Trabalho de comunicação
  • Trabalho de Comunicação
  • TRABALHO DE COMUNICACAO
  • Trabalho comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!