TRABALHO DE CIVIL II DA PROVA 20DEZ13 Ok

3847 palavras 16 páginas
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. DA PROVA CONCEITO 4
2.1. PRINCIPIOS............................................................................................................. 4
2.2. MEIOS DA PROVA..................................................................................................5
3. JURISPRUDÊNCIAS 13
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
5. CONCLUSÃO.............................................................................................................14
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS .14

1. INTRODUÇÃO.

Prova é o meio de que o interessado se vale para demonstrar legalmente a existência de um negócio jurídico. A matéria encontra-se na zona fronteiriça entre o direito material e o direito processual, razão pela qual o Código Civil traça os contornos principais, enquanto o Código de Processo Civil tece maiores minúcias sobre o tema.
O Direito Civil estipula "os meios de prova" e os fundamentos principais respectivos pelos quais se comprovarão fatos, atos e negócios jurídicos. O direito processual traça os limites da produção da prova, sua apreciação pelo juiz, bem como a técnica de produzi-la em juízo. Como é íntimo o conteúdo do negócio jurídico com sua prova, é acertado o enfoque do Código Civil, ao traçar princípios fundamentais e dispor sobre meios de prova. A utilidade de um direito mede-se pela possibilidade de que se dispõe para se realizar a prova de um fato.
De nada adianta possuir um direito se não se tem os meios para prová-lo. Na verdade, o que se prova não é o direito. Prova-se o fato relacionado com um direito. A demonstração da evidência em juízo é a finalidade elementar do processo na busca da verdade processual. Isso porque nem sempre o que se logra provar em uma lide coincide com a verdade real. Não há outra solução, para o Direito, a não ser contentar-se com a "verdade processual".

Silvio de Salvo Venosa.

2. CONCEITO.
A matéria relativa à

Relacionados