Trabalho de ciências sociais-2.

Páginas: 12 (2834 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Introdução.

No decorrer da história apareceram grandes filósofos, sociólogos q ajudaram na evolução da das ciências sociais.
Auguste Comte, Max Weber e Emile Durkheim, foram uns dos modernos fundadores da Sociologia, e conhecidos sobretudo pelos seus trabalhos sobre a Sociologia.
Sabendo que Auguste Comte Filósofo francês, Auguste Comte é considerado por alguns como o pai da Sociologia. AFilosofia Positiva de Comte nega que a explicação dos fenómenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a consideração das causas dos fenómenos (Deus ou natureza) e torna-se pesquisa de suas leis, vistas como relações constantes entre fenómenos observáveis.

Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dosfundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber.
É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira académica na Universidade Humboldt, em Berlim e, posteriormente, trabalhou na Universidade AlbertLudwigs, de Freiburg, na Universidade de Heidelberg, na Universidade de Viena e na Universidade de Munique. Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Émile Durkheim, fundador da escola francesa de sociologia, posterior a Marx combinou a pesquisa empírica com ateoria sociológica. É reconhecido amplamente como um dos melhores teóricos do conceito da coesão social. Uma das suas principais influências foi a de Émile Masqueray.
.

1 - Vida e obra de Auguste comte.


Isidore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu em Montpellier ao 19 de Janeiro de 1798 - Paris, e morreu ao 5 de Setembro de 1857.

Biografia.

Filósofo francês, Auguste Comte éconsiderado por alguns como o pai da Sociologia. Auguste Comte nasceu em Montpellier, na França, em 1798. Em 1814, com dezasseis anos de idade, Comte ingressou na Escola Politécnica de Paris (fechada dois anos depois por acusação de jacobinismo). Embora Comte tenha ficado na escola politécnica por apenas dois anos, lá recebeu influências de cientistas, como o físico Sadi Carnot (1796-1832), omatemático Lagrange (1736-1813) e o astrónomo Pierre Simon Laplace (1749-1827).

Em 1817, Comte se havia tornado secretário de Saint-Simon (1760-1825), o qual foi sua maior influência. Porém, em 1824, Comte separou-se de Saint-Simon, acusando-o de ter publicado um escrito seu, intitulado "Planos de Trabalho Científico Necessários à Reorganização da Sociedade". Nesse mesmo ano, Comte casou-se comCaroline Massin. Dois anos depois, iniciou o "Curso de Filosofia Positiva", publicado só em 1830. O curso, porém, foi interrompido em sua terceira aula devido a uma crise de depressão melancólica sofrida por Comte.

A partir daí, Comte passa por uma difícil fase de sua vida: tenta o suicídio, separa-se de Caroline Massin, sofre várias tentativas nulas de obter a cátedra, perde seu posto de examinadorde admissão na Escola Politécnica e começa a ser sustentado por amigos.

Em 1844, Comte conhece Clotilde de Vaux, esposa de um presidiário, e apaixona-se perdidamente por ela. Promete transformá-la em nova Beatriz, a musa de Dante. Um ano depois, Clotilde de Vaux morre, e Comte torna-se inspirador de uma nova religião, publicando entre 1851 e 1854 a "Política Positiva ou Tratado de SociologiaInstituindo a Religião da Humanidade". Em 1852, publica "O Catecismo Positivista ou Exposição Sumária da Religião Universal".

Comte morre logo depois, em 1857, após viver seus últimos anos em grande solidão.

Filosofia Positiva.

A Filosofia Positiva de Comte nega que a explicação dos fenómenos naturais, assim como sociais, provenha de um só princípio. A visão positiva dos fatos abandona a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de introdução a ciências sociais e Humanas (2)
  • ciencia sociais unidade 2
  • Aula 2 ciencias sociais
  • Ciências sociais 2 semestre
  • Ciências Sociais questionário 2
  • Unidade 2 Ciencias Sociais
  • Ciencias sociais etapa 2
  • Ciencias Sociais Caso 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!