Trabalho De Campo Sociologia Do Espa O Urbano E Da Viol Ncia Pinho

477 palavras 2 páginas
Agressão Religiosa

Vinícius de Oliveira Pinho RESUMO

Nesse trabalho abordarei a violência que as religiões africanas sofrem no Brasil, tentando explicar de onde vem esse preconceito praticado principalmente pelas igrejas neopentecostais brasileiras desde os anos de 1980.
Palavras-chave: Preconceito.Religião.Africanas.Estigmas.

1 INTRODUÇÃO

A motivação desse trabalho foi a deficiência que a maioria das pessoas tem em aceitar ideias/visões diferentes das suas e também o ódio que essa ignorância gera na nossa sociedade. Nesse tamplate vou tentar explicar a origem e motivação desse preconceito com as religiões africanas me baseando em algumas fontes e experiências vivenciadas.
2 PRIMEIRAS IMPRESSÕES DA OBSERVAÇÃO A primeira impressão que eu tenho nesse tema é o ódio que as pessoas tem baseadas em argumentos ignorantes e falácias utilizadas pelos mesmos, como a famosa frase “Isso é coisa do Diabo”. Outra questão importante é a hipocrisia cometida pelas pessoas preconceituosas, na hora da prática agressiva elas ignoram até mesmo o livro base de sua religião, no qual diz para amar o próximo como a si mesmo.
3 ESTIGMAS O principal estigma social nesse tema é a palavra “macumbeiro”, mas os preconceituosos não sabem o real significado da palavra que se refere a um antigo instrumento de percussão africano. Um outro estigma social é não considerar essas crenças africanas uma religião, um caso que ficou famoso foi o do juiz da 17ª Vara Federal do Rio de Janeiro, no qual líderes de religiões africanas entraram com um processo para a remoção de vídeos que incentivavam a agressão contra as crenças deles, o juiz negou o pedido argumentando que isso não era uma religião porque não existe um texto base como a bíblia ou o al corão (a ignorância dele chega ao ponto de dizer “o al corão”) , uma estrutura hierárquica, ou um deus para ser venerado. Uma segregação clara, porém poucas pessoas percebem por já

Relacionados