Trabalho De Campo Jonathan Wiliam Gon A Hellip

Páginas: 9 (2023 palavras) Publicado: 26 de julho de 2015


UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL-
CAMPUS ERECHIM

Relatório de Campo -
Itá SC

Alunos:
Deise Chaiane Bonetti
Felipe Bresolin
Fabio Luis Demarco
Jonathan Gonçalves
Marthoni Vinicius Massaro
Walmir Celestino De Andrade Junior



Geografia-Licenciatura/2013

História do Pensamento Geográfico


Professor: Dilermando Cattaneo



Erechim, agosto de 2013.










INTRODUÇÃO

Primeira saída decampo da turma de Geografia 2014, realizado no dia 26 de abril às 7 horas e 10 minutos, com o tempo parcialmente nublado. Partindo da Universidade Federal Fronteira Sul- Campus Erechim, passando pela RS-420, Vale do Dourado e pelo município de Aratiba, percorrendo uma distância aproximada de 65 km, até chegar a Usina Hidroelétrica de Itá.
Embora curta, esta saída de campo, tinha como objetivoaprimorar nossos conhecimentos adquiridos em sala de aula para serem colocados em pratica diante do trabalho de campo. Para maior aprendizado, teríamos contato com moradores do município de Itá para conhecer o histórico da cidade, sua criação e transposição após a criação da Usina. Atividades estas, que foram conduzidas através de breves explicações dos nossos professores , Dr. Dilermando Cattaneo eDr. Fábio de Oliveira Sanches, que desde a saída nos passaram informações de grande importância para nosso aprendizado e conhecimento. Logo começamos a perceber as mudanças na paisagem. Destacaram-se alguns fatores fisionômicos, entre eles as curvas na estrada, a ocupação do homem no espaço rural, e a diversidade da agricultura local.




PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA UHE ITÁ-SC
- Em 1.966 o comitê deestudos energéticos da região sul desenvolve estudos para caracterizar os recursos hidroenergéticos da bacia do rio Uruguai.
- Em 1.977 os estudos são revisados levando em conta não apenas o melhor aproveitamento energético do rio, mas também os aspectos econômicos, culturais, fisioterritoriais e ecológicos. Deste projeto sai um inventário dimensionado com 22 usinas em toda bacia. itá surge comocomo prioritária, devido ao seu porte e custo baixo da energia firme gerada.
- Em 1.979, são realizados estudos de viabilidade, mais tarde revistos , devido as mudanças da bacia causadas por enchentes. Nesta fase altera-se o posicionamento da barragem que passa a ficar a montante da foz do rio Uvá. Com isso perdeu-se um pouco de reservatório, mas a região, habitada, foi poupada do alagamento.
- Em1.986, o projeto é desenvolvido e revisado e posteriormente aprovado pelo Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica.
- Em 1º de março de 1.996, as maquinas começam o lançamento de material rochoso no leito do Uruguai para a construção de uma ensecadeira.
- Em 24 de setembro de 1.997, o rio Uruguai é desviado através de 5 tuneis escavados em rochas.
- No dia 16 de dezembro de 1.999 oúltimo túnel de desvio do rio é lacrado e começa o enchimento do reservatório, que em pouco tempo ocupa uma área de 141km².
-2001, fim da obra e início do funcionamento pleno da UHE Itá.

(Foto retirada do Google Imagens. Autor desconhecido)

(Foto retirada do Google Imagens. Autor desconhecido)



DIQUES DE CONTENÇÃO

Nossa primeira parada foi no Dique de Contenção 3 onde ouvimos uma breve explicaçãodos professores. O professor Dilermando nos explicou sobre a formação da Bacia do Paraná, sendo o Rio Uruguai pertencente a mesma. Dando continuidade a sua explicação, nos falou sobre o predomínio de rochas basálticas em toda parte norte do RS, sendo ela usada para a construção dos diques e da própria Usina Hidroelétrica.
A vegetação predominante nesta região é de mata atlântica. O Rio Uruguai éconsiderado um Rio de Planalto, devido a sua formação geológica, isso propiciou a construção de diversas barragens como a de Itá.



( Foto do Dique de Contenção 3, tirada em 26 de abril de 2014, por Marthoni Vinicius Massaro)


MIRANTE DO VERTEDOURO


Na segunda parada fomos até o mirante do vertedouro, onde os professores nos mostraram nossa localização através de uma Carta Topográfica. Por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho jonathan ifrj 2
  • TRABALHO DE CAMPO
  • Trabalho de Campo
  • Trabalho de campo
  • Trabalho de campo
  • O Trabalho De Campo
  • Trabalho de campo
  • Direito do Trabalho Para Concursos Te hellip

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!