Trabalho de Campo de Antropologia_2010

2370 palavras 10 páginas
Trabalho de Campo de Antropologia_2010
Após a escolha final sobre um projeto antropológico partimos para sua análise e possível concretização. Nossa decisão caiu sobre o projeto de uma ONG chamada Vem Ser, que tenta levar o esporte para as meninas da Rocinha, para que elas tenham melhores opções e oportunidades de vida.
“ Nascida da crença de que o esporte pode ser utilizado como ferramenta para a realização de um trabalho de formação e conscientização da cidadania com jovens pertencentes a camadas menos favorecidas da população, a VemSer tem o propósito de oferecer a esse público a possibilidade de construção de um futuro melhor. Através de suas ações, a ONG pretende proporcionar aos jovens beneficiados por seus projetos e por suas campanhas um ambiente positivo, onde possam formar seu caráter e se desenvolver como cidadãos. “ retirado do site da ONG.

O elemento de estranhamento em relação ao público alvo do projeto, as garotas da instituição, pode estar mais focado nas diferenças do dia-a-dia além de toda a diferença social, que por muitas vezes pode vir a criar uma barreira de comunicação. Mas o que pudemos aprender desse primeiro encontro foi que, por mais que a sociedade tenha separado essas garotas de garotas como eu e a Bárbara, certos trejeitos ainda podem ser tidos como semelhantes. As brigas, as provocações entre amigas, as amizades calorosas e certas brincadeiras ao mesmo tempo que apresentam diferenças também tem certas semelhanças, deixando claro que alguns comportamentos sociais independem do seu nível socio-econômico. Mas, antes de continuar, devo explicitar o porque da decisão do projeto sobre o comportamento psico-social desse grupo em particular.
A ONG veio a meu conhecimento durante as primeiras aulas do semestre, quando o meu professor de empreendedorismo social,
Raphael Zaremba, mencionou seu projeto, a Vem Ser, como exemplo em sala de aula. A história da organização, todas as dificuldades de formação, sua

Relacionados