Trabalho de campo -contextualização e prática em eng de produção

Páginas: 11 (2693 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2011
Trabalho de Campo

Contextualização e Prática em Engenharia de Produção

[pic]

Grupo:

Desenvolvimento

O trabalho realizado é baseado na empresa MRS Logística S.A. Ela consiste em uma organização de transporte e logística, não existindo então produção e transformação de produtos e sim de serviços.

Ao descrever os inputs dos processos, a MRScontempla-se como um dos principais o processo de transporte ferroviário, que são controlados de acordo com a demanda. As instalações da MRS consiste na Sede administrativa em Juiz de Fora - MG,e sedes de apoio em São Paulo-SP e Rio de Janeiro- RJ .Atualmente existem duas sedes de operações trabalhando em conjunto ,o CCO(centro de controle de operações) localizado na baixada santista foi criado pelanecessidade de haver um maior controle nesse domínio pois existem diversas empresas com linhas interligadas o outro CCO,situado em Juiz de Fora, faz o controle das demais regiões.

As locomotivas AC44 I, C44-Emi, GE C30-7MP, GE C30 Mexicana, GE C30-Super 7, GE C30-8, GE C30 SF, GE C30 U30, GE C36-E, GE C36-Super 7, GE U20C, GE U23C, que são utilizados de acordo com a largura dos trilhos e umalocomotiva especial para efetuar o caminho até o porto de Santos. A mão de obra da MRS tem que ser qualificada e treinada pois os processos em que atuam são de extrema periculosidade, lidando com vidas de terceiros .Em sua área de transportes os operadores de máquinas de grande porte,são controlados por monitores de tráfego.

O processo de transformação é representado na empresa pelotransporte de cargas como minérios, produtos siderúrgicos acabados, cimento, bauxita, produtos agrícolas, coque verde e contêineres e logística integrada com base nas ferrovias.

O output da MRS consiste no atendimento da empresa ao cliente, não podendo transportar seus serviços, mas sim fazer o transporte de produtos de empresas contratantes.

Durante o transporte de determinadascargas caso na linha ferroviária utilizada haja acidentes de percurso ela é responsável pela correção do mesmo. O serviço prestado é intangível já que só se pode observar os resultados do atendimento.

No geral não é necessária a estocabilidade das cargas transportadas, mas em crises isoladas o próprio contratante é responsável pelo armazenamento.

Não existe simultaneidade noserviço prestado, pois ao contratar os serviços da MRS não há no ato do contrato, a prestação imediata do mesmo.

Apesar de não haver simultaneidade, ainda existe o contato com o consumidor no ato do fechamento do contrato podendo o mesmo acompanhar a operação não julgando apenas seu resultado, mas também aspectos do processo do transporte, e também na coleta e entrega do produto transportado.Na MRS podemos perceber uma dimensão em grande volume já que nela envolve uma grande quantidade de carga e a presença da empresa nos principais estados brasileiros. Na MRS não existe variedade já que é prestado apenas um tipo de serviço,transporte,porem existe variação nas cargas transportadas.

Em relação com as matérias estudadas podemos perceber a presença de áreas naengenharia de produção como, ENGENHARIA DE OPERAÇÕES E PROCESSOS DA PRODUÇÃO, LOGÍSTICA, PESQUISA OPERACIONAL, ENGENHARIA DA QUALIDADE, ENGENHARIA ORGANIZACIONAL, ENGENHARIA ECONÔMICA, ENGENHARIA DO TRABALHO e ENGENHARIA DA SUSTENTABILIDADE.

Engenharia de operações e processos é aplicada no planejamento, programação e controle do transporte ferroviário.

Logística trata-se do própriotransporte, envolvendo movimentação, visando à redução de custos, a garantia da disponibilidade do produto, bem como o atendimento dos níveis de exigências dos clientes.

Dentro da pesquisa operacional podemos detectar a presença de outras disciplinas estudadas ao longo do curso já estudado, como a programação matemática e inteligência computacional integrada na PROGRAMAÇAO DE COMPUTADORES,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O trabalho de campo na contextualização dos conteudos de biogeografia
  • Trabalho de engenharia de métodos. Eng de produção
  • Eng de produçao
  • eng de produção
  • Eng Produção
  • Eng Produção
  • Eng de produção
  • Eng produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!