TRABALHO DE BIOLOGIA POR FEROS E CNID RIOS

713 palavras 3 páginas
TRABALHO DE BIOLOGIA PORÍFEROS E CNIDÁRIOS
Poríferos
Classificação: O filo dos poríferos é basicamente constituído pelas esponjas, que são animais aquáticos e vivem fixos no fundo do mar. As esponjas vivem no mar, porém uma família vive em água doce, que são os Sopongillidae.

Características gerais: São animais sésseis, sem tecidos e órgãos diferenciados ( possuem estrutura corpórea mais simples ). As esponjas possuem inúmeros poros, o que se deu o nome do filo (póros=poro; phorus=portador de).

Sist. Digestório: não tem cavidade própria para digestão (nem boca e nem ânus), isso faz com que sua digestão seja intracelular.
Sist. Respiratório: não possuem, e as trocas gasosas são feitas por difusão.
Sist. Nervoso, Circulatório, Excretor: não possuem nenhum desses sistemas.
Sist. Reprodutor:
ASSEXUADA
Brotamento: surge um broto no corpo da esponja, que pode se soltar e dar origem à um novo indivíduo.
Regeneração: pequenos fragmentos de uma esponja podem dar origem a novos indivíduos, pois as esponjas possuem um grande poder de regeneração.
SEXUADA
A maior parte das esponjas é hermafrodita. Os gametas são formados em células chamadas gonócitos, que são derivadas dos amebócitos. Os espermatozóides saem da esponja pelo ósculo e penetram em outra esponja pelos poros, junto com a corrente de água. São captados pelos coanócitos e transferidos até os óvulos, que ficam na mesogléia, e promovem a fecundação. Do ovo surgirá uma larva ciliada, de vida livre, que abandona a esponja e nada até se fixar em um substrato e dar origem a um novo indivíduo.
Importância Ecológica: fazem simbiose com organismos fotossintéticos (zooxantelas - matriz amarelada ou cianobactérias - matriz verde, violeta, marrom), vivem em águas rasas e claras, aumento na taxa metabólica entre 33% e 80%. Abriga grande comunidade de organismos aquáticos. Servem de alimento para muitas teias alimentares.
Geralmente estão associados com recifes de corais, abrigando grande diversidade de

Relacionados

  • Manual de biologia
    93740 palavras | 375 páginas