Trabalho de biologia geral - evolução das células eucariontes (rascunho)

Páginas: 6 (1423 palavras) Publicado: 16 de maio de 2012
Introdução


Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de pesquisarmos a origem e a evolução das células eucariontes. As quais o surgimento fundamenta-se no desenvolvimento de dobras membranosas que invaginaram formando compartimentos com formas e funções diferenciadas. Durante a evolução, algumas primitivas bactérias se capacitaram em maior proveito energético no processorespiratório, enquanto outras passaram a converter substâncias inorgânicas em orgânicas, realizando a princípio, gradativamente os processos de quimiossíntese, fermentação e posteriormente fotossíntese. As bactérias recebem proteção e nutrientes, enquanto os eucarióticos de estrutura celular rudimentar passaram então a aproveitar do processo aeróbio e fotossintético realizado pelas bactérias, sugerindo aexistência das mitocôndrias e cloroplastos no interior das células eucariontes atuais. Já a origem das mitocôndrias e cloroplastos é explicada pela teoria endossimbiótica propondo que essas organelas derivadas da interação entre um organismo procarionte ancestral aeróbio e um organismo eucarionte unicelular anaeróbico.






Células eucarióticas teria ocorrido a partir das célulasprocarióticas que sofreram "dobras" na membrana plasmática. Esses dobramentos teriam dado origem a "compartimentos" dentro do citoplasma que teriam originando as varias estruturas citoplasmáticas delimitadas por organelas membranosas, esses dobramentos também teriam originado a membrana nuclear, que recebe o nome de carioteca. Isso é o que propõe a teoria da invaginarão da membrana. Dentre as organelasmembranosas, apenas as mitocôndrias e os cloroplastos parecem ter tido origem diferente. As mitocôndrias são responsáveis pela respiração celular, ocorrendo em praticamente todos eucarionte. Os cloroplastos são responsáveis pela fotossíntese, estando presente apenas nas plantas e nos eucariontes fotossintetizante. A origem das mitocôndrias e cloroplastos encontram fundamento na teoria da endossibiose.A teoria da endossimbiose foi criada por Lynn Margulis, da universidade de Massachusetts - amherst em 1981. Esta teoria propõe que organelas que compõem as celulas tenham surgido como conseqüência de uma associação simbiótica estável entre organismo. Mais especificamente, esta teoria postula que os cloroplastos e as mitocôndrias dos organismos dos eucariontes têm origem num procarionteautotrófico - provavelmente um antepassado das cianobacterias atuais - que os viveu em simbiose, segundo a qual um ser com uma célula maior possuía dentro de sí uma célula menor mas com melhores características, fornecendo um refúgio à menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar proteínas com interesse para a outra.
A mitocôndria é um dos organelos celulares mais importantes,sendo extremamente importante para respiração celular. Hoje em dia a maioria da comunidade científica acredita na teoria da endossimbiose. Esta afirma que a mitocôndria é descendente de uma bacteria. Há milhões de anos atrás, formaram-se as primeiras células que sobreviviam em poças lamas vulcânicas fervilhantes atestadas de exonfre que servia para estas células produzirem energia. Após a formaçãodos primeiros oceanos, apareceram as primeiras células fotossintéticas. Estas tinham a capacidade de usar a luz solar para fabricar energia, com libertação de oxigénio. Passados muitos anos, os índices de oxigénio na atmosfera começaram a aumentar e os de enxofre a diminuir. Nessa altura, os organismos não tolerava nada bem o oxigénio sendo tóxico para os mesmos, já que antes os índices de oxigénioeram residuais. Portanto, quem tinha melhor capacidade de sobrevivência eram os seres que aprenderam a viver com o oxigénio, ou porque aprenderam a usá-lo como fonte de energia, ou porque através de fagositose ganharam uma relação simbiótica com seres que já tinham essa capacidade, fornecendo em troca: proteção e nutrientes.
Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Evolução da Célula Procarionte para Eucarionte
  • Relatorio biologia celulr
  • biologia celular, celulas eucariontes e procariontes
  • Trabalho de biologia células
  • Trabalho de biologia (celulas)
  • Trabalho De Biologia Celulas Tronco
  • Trabalho de Biologia Geral
  • TRABALHO DE BIOLOGIA CELULAR GERAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!