trabalho de biologia diddididididididididiidididiidddidi

1202 palavras 5 páginas
Colégio Salesiano Dom Bosco

Imunidade mediada por anticorpos

Três Lagoas, 19 de Maio de 2015.

Colégio Salesiano Dom Bosco

Imunidade mediada por anticorpos

Alunos: Baltazar Ramires Deisiany Gomes Gabriel Dias Isadora Moreira Pedro César Oliveira
Série: 3 série do E.M

Três Lagoas, 19 de Maio de 2015.
Imunidade mediada por anticorpos

Formação dos anticorpos

Os glóbulos brancos ou leucócitos são as células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo, as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o nosso organismo e causam infecções ou outras doenças.
Os leucócitos constituem o principal agente do sistema de defesa do nosso organismo, denominado também de sistema imunológico. No sangue, há de vários tipos, de diferentes formatos, tamanhos e formas de núcleo. Eles são: neutrófilos, monócitos, basófilos, eusinófilos, linfócitos.

O que é O anticorpo é uma proteína específica que reage apenas com o corpo estranho contra o qual foi produzido. Ação, função dos anticorpos e outras informações No caso de uma picada de inseto, o corpo produzirá anticorpos contra os antígenos deste, ou seja, se você for picado por um borrachudo, os anticorpos produzidos combaterão somente os efeitos causados pelo borrachudo, não servindo para picadas de nenhum outro inseto. Os anticorpos agem aderindo à superfície do corpo estranho, isto impede a multiplicação dos microorganismos e inibe a ação das toxinas. A reação do anticorpo contra o corpo estranho chama-se reação antígeno-anticorpo, esta, atrai macrófagos que fagocitam tanto o anticorpo quanto o corpo estranho. Após este procedimento, o macrófago se autodestrói (este processo é conhecido como autólise). A ação dos anticorpos começa bem cedo, ainda na fase intrauterina eles já começam a trabalhar copiando e armazenando todas as sequencias de aminoácidos existentes no corpo

Relacionados