Trabalho de bioética

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
Trabalho de Bioética.
A ética da pesquisa em seres humanos.
Nutrição 1º Período.

Prof: Edna Freignan

Grupo 1: Camille Rodrigues, Hellen Martins, Shirley Gomes, Marina Alves, Adriana Costa, Lohaynne Oliveira, Estela Melo, Bruna Queiroz, Ana Cristina, Letícia Rodrigues, Marta Almeida, Clara.
Sumário:

1. Objetivos
2. Resumo
3.Introdução
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Bibliografia

Objetivo:
Expor quando e porque surgiu a ética da pesquisa com seres humanos.
Apresentar os órgãos que monitoram, fiscalizam e aprovam as pesquisas no Brasil.
Expor alguns direitos dos sujeitos de pesquisa.

Resumo:

A partir da resolução 196/96, no Brasil, através dos Conselhos de Ética, pesquisas de cunho especial,tais como, genética e reprodução humana, novos equipamentos, dispositivos para a saúde, novos procedimentos, população indígena, biossegurança, participação estrangeira, são acompanhadas pelo CONEP, Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, que por sua vez, comandam os Conselhos regionais de ética, os CEPs.
Criados no pós-guerra têm a tarefa de garantir ética e responsabilidade dos pesquisadorese segurança aos sujeitos de pesquisa.

Summary:

From the Resolution 196/96, in Brazil, through the Board of Ethics, research special stamp, such as genetics and human reproduction, new equipment, devices for health, new procedures, indigenous population, biosecurity, foreign participation, are accompanied by CONEP, National Council of ethics, which in turn command the regional Councils ofethics, the ECs.
Raised in postwar tasked with ensuring ethical and responsible security researchers and research subjects.

Introdução:

A ética em pesquisa em seres humanos, começou com as práticas científicas inadequadas após a segunda guerra mundial, com o objetivo de proteger os interesses dos sujeitos de pesquisa e impedir que tais pesquisas se fizessem sem uma base ética levando aspessoas a sofrer danos na saúde e perda da qualidade de vida. Surgiram então os CEPs (Comitê de Ética em Pesquisas) e CONEP (Comitê Nacional de Ética em Pesquisas).

O Surgimento dos Conselhos de Ética da Pesquisa em Seres Humanos.

Se outrora, as pesquisas eram feitas sem fiscalização ou legislação, como ocorria na época de Hitler, atualmente precisam passar por análise, acompanhamento eaprovação dos comitês de ética. No passado, as pessoas eram usadas como cobaias e se tornavam objetos de pesquisa, sem benefícios ou garantias, hoje uma das exigências dos comitês de ética é o TCLE, Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, documento que visa à proteção do Sujeito de pesquisa e seus direitos.
As pesquisas devem ser submetidas à apreciação e aprovação dos Comitês de Ética emPesquisa, CEP e CONEP, com o objetivo de maior proteção do paciente e maior segurança, seja no ponto de vista ético ou salutar da equipe envolvida.
Os CEPs, Comitês de Ética em Pesquisas locais, têm a incumbência de avaliar a pertinência ética de uma pesquisa científica, e são subordinados ao CONEP, instituição de nível nacional, responsável pelos comitês regionais.
Já o CONEP, Comitê Nacional deÉtica em pesquisa, que é subordinado ao Conselho Nacional de Saúde, é um órgão diretamente ligado ao Ministério da Saúde, que foi criado através da resolução 196/96 e com constituição designada pela resolução 246/97. Tem a função de implementar normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos, aprovados pelo conselho. É encarregada de consultar, deliberar e normatizar,conjuntamente com uma rede de Comitês de Ética em Pesquisa - CEP - organizados nas instituições onde as pesquisas se realizam.
Tem sede em Brasília com 30 representantes, e é composto por uma equipe multidisciplinar: pesquisadores, professores, representantes da Agencia Nacional de Saúde, da sociedade civil, dentistas, psicólogos, e ate um índio. Em 2012 pela primeira vez foi agregado ao CONEP um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de Bioética
  • Trabalho de bioetica
  • trabalho bioetica
  • Trabalho de bioetica
  • Trabalho de Bioetica
  • BIOETICA TRABALHO
  • TRABALHO BIOÉTICA
  • Trabalho de Bioetica Transgenicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!