Trabalho de automaçao industrial

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
INTRODUÇÃO


Neste trabalho que iremos desenvolver,falaremos sobre o aterramento,porque ele é tão importante,para que servem,e os tipos existentes. Contudo descreveremos a sua principal função dentro da rede elétrica,pois,muitos não sabem dessa existência. O aterramento elétrico é um assunto no qual se gera muitas discussões quanto às normas
e procedimentos no que se refere ao ambienteelétrico industrial. É fato que oassunto "aterramento" é bastante vastoe complexo, porém, demonstraremos algumas regras básicas.



















































O que é aterramento?

Aterramento elétrico é um conector que possui valor igual a zero volt absoluto,portanto,o seu valor nunca será alterado,diferentemente do neutro,queseu valor é sempre em escala. Assim,ele ( o aterramento) é responsável por limpar a "sujeiras" elétrica de seus componentes,toda carga eletromástica que se acumula é descarregada pela terra,por essas informações,que surgiu o nome aterramento.

O sistema de aterramento consiste numa numa viga cravada,que essa se cnecta com a terra,através de um fio,de cor amarela ou verde que percorrer toda aresidencia. O seu maior objetivo é diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico. Muitas vezes,você ja deve ter observado em seu computador,que há três pinos,pois bem,o terceiro pino é chamado de terra,é assim,é retirado pelas pessoas para que ele seja encaixado por tomadas simples.

Este sistema é bastantecomplexo e uma explicação mais detalhada sobre o assunto nos levaria a um imenso tutorial. Mesmo assim, tentamos sintetizar e facilitar seu entendimento para que o usuário tenha consciência de sua importância e, assim, mantenha seu equipamento sempre em funcionamento.

Para que serve o aterramento elétrico?

Como vimos acima em nossa introdução o maior objetivo do aterramento,agora iremos vê,astrês maiores funções:

A-)Proteger o usuário do equipamento
das descargas atmosféricas,
através da viabilização de um caminho
alternativo para a terra, de descargas
atmosféricas.

B-) “ Descarregar” cargas estáticas
acumuladas nas carcaças das máquinas
ou equipamentos para a terra.

C-) Facilitar o funcionamento dos
dispositivos de proteção ( fusíveis,
disjuntores, etc. ), através dacorrente
desviada para a terra.

Quais os tipos de aterramento?


A ABNT ( Associação Brasileira deNormas Técnicas ) possui uma norma que rege o campo de instalações elétricas enm baixa tensão. Essa norma é a NBR 5410,a qual todas as demais normas da ABNT possui subseções. As subsecões são variadas entre 6.3.3.1.1, 6.3.3.1.2, e 6.3.3.1.3 referem-se aos possíveis sistemas de aterramento
quepodem ser feitos na indústria.Os três sistemas da NBR 5410 mais utilizados na indústria são :

A-) Sistema TN-S

Como demostrado na figura temos o secundário de um transformador cabine primária trifásica ) ligado em Y. O neutro é aterrado logo na entrada, e levado até a carga . Paralelamente ,outro condutor identificado como PE é utilizado como fio térra conectado à carcaça (massa) doequipamento.

B-)Sistema TN-C

Esse sistema, embora normalizado,não é aconselhável, pois o fio terra e o neutro são constituídos pelo mesmo condutor. Dessa vez, sua identificação é PEN ( e não PE, como o anterior ). Podemos notar pela figura 3 que após o neutro ser aterrado na entrada, ele próprio é ligado ao neutro e à massa do equipamento.


C-) Sistema TT :
Esse sistema é o maiseficientede todos. Vemos que o neutro é aterrado logo na entrada e segue (como neutro) até a carga (equipamento). A massa do equipamento é aterrada com uma haste própria,independente da haste deaterramento do neutro.
Como regra geral, temos :

a ) Sempre que possível, optar pelo
sistema TT em 1º lugar.


b ) Caso, por razões operacionais
e estruturais do local, não seja possível
o sistema TT,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO AUTOMACAO INDUSTRIAL 3
  • Trabalho de eletromagnetismo automação industrial
  • trabalho so mercado de trabalho automação industrial
  • trabalho so mercado de trabalho automação industrial
  • Automação industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial
  • Automação Industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!