Trabalho de Atropologia - Conceitos antropológicos, análises e hipóteses

1354 palavras 6 páginas
Por que, na cultura brasileira, é um problema social o homem ser “inferior” à mulher (mais baixo, mais jovem, mais pobre, mais fraco etc.)?
A cultura brasileira é constituída sobre as bases do sistema de dominação masculina, que estrutura instituições e crenças sob a ideia de que o homem é superior à mulher. Tal ideia se reflete não só no campo prático de ações dos indivíduos sociais, mas sistematicamente no campo simbólico através de dicotomias e oposições entre masculino e feminino.
Essa dicotomia é naturalizada para dominantes e dominados, de forma que se incorpora no corpo biológico. Desta forma, as posições, disposições e formas do corpo são percebidas como evidência de predisposições naturais, ou seja, o fato de a estrutura corporal do homem ser maior que a da mulher indicaria uma superioridade intrínseca daquele sobre esta, e assim, a sociedade valoriza o que é mais avantajado entre os homens e o que é diminuto entre as mulheres.
Se um homem tiver atributos “diminutos”, a sua masculinidade é questionada. Utilizando-se o exemplo da religião, especialmente a religião cristã católica como instituição que instrumentaliza a dominação entre os sexos, se deus é um ser masculino onisciente, onipotente e onipresente, deus é a referência do ideal de masculinidade construído em sociedade, onde possui, dentre outras, a legitimidade moral de proteção e respaldo de conflitos.
Caso um homem não possua evidência corporal ou social dessas características, é considerado incapaz de cumprir o seu dever de proteger e cuidar da mulher com quem se relaciona, e portando, é visto como inadequado no relacionamento pela sociedade em geral.

O que acontece socialmente e subjetivamente quando homens e mulheres invertem esta lógica social (as mulheres são mais altas, mais velhas, mais ricas, mais fortes, mais escolarizadas, mais poderosas etc.)?
Quando um homem mais baixo, mais pobre, mais fraco, mais jovem, etc. se relaciona com uma mulher mais alta, rica, forte, velha etc.,

Relacionados

  • Apostila Homem e sociedade 1
    55367 palavras | 222 páginas
  • HOMENS QUE EDUCAM
    105790 palavras | 424 páginas