Trabalho de Artistas Brasileiros

Páginas: 13 (3004 palavras) Publicado: 20 de fevereiro de 2014
Escola de Educação Básica Professor Henrique Midon
Diretora: Isolete Teixeira
Diretora Adjunta: Iara Serpa
Orientadora: Luciana Motta
Supervisor Escolar: Jainer Paz
Professora: Maria Cecília
Disciplina: Artes 8ª série I
Aluna: Adriana Cardoso





Cândido Portinari e
Di Cavalcanti




Sumário
Introdução pg 03
Vida de Cândido Portinari pg 04
Vida de DiCavalcanti pg 07
Considerações Finais pg 11
Referências Bibliográficas pg 12
Anexos pg 13

































Introdução

Cândido Portinari e Di Cavalcanti foram dois pintores famosos brasileiros, conhecidos mundialmente por suas obras marcantes e que encantavam as pessoas com suas obras.
Eles nasceram no Brasil , Portinari em São Paulo e DiCavalcanti no Rio de Janeiro , conquistaram diversos prêmios com suas pinturas , viajaram para diversos países em busca de divulgar os seus trabalhos , e até os dias de hoje , são conhecidíssimos por suas belas obras.












Vida de Cândido Portinari

Cândido Torquato Portinari é um dos maiores nomes da pintura brasileira, e um dos pintores brasileiros mais famosos, foi umartista plástico brasileiro. Ele pintou quase 5 mil obras de pequenos esboços e pinturas de proporções padrão , como por exemplo a obra , O Lavrador de Café , até gigantescos murais , como os painéis Guerra e Paz .Destacou-se também nas áreas de poesia e política.
Ele nasceu no dia 30 de dezembro de 1903 , numa fazenda de café em Brodoswki, no Estado de São Paulo.Seus pais ,Giovan Battista Portinari eDomenica Torquato, eram imigrantes italianos de origem humilde e tiveram doze filhos, o segundo foi Cândido Portinari.
Com vocação artística florescendo logo na infância,Portinari teve uma educação incompleta, pois , não completou sequer o ensino primário.Aos 14 anos de idade,uma trupe de pintores e escultores italianos que atuava na restauração de igrejas, passa pela região onde ele morava (Brodowski) , e recruta Portinari como ajudante. Seria o primeiro grande indício do talento do pintor brasileiro.
Aos 15 anos,já decidido a aprimorar seus dons , Portinari deixa São Paulo , e viaja para o Rio de Janeiro , para ingressar na Escola Nacional de Belas Artes, e aos 18 anos vendeu o seu 1º quadro chamado de ‘‘Um Baile no Campo’’. No ano seguinte, em 1922, recebe seu primeiro prêmio: amedalha de bronze do Salão de Belas Artes.
Tanto que aos 20 anos já participa de diversas exposições, ganhando elogios em artigos de vários jornais. Mesmo com toda essa badalação, começa a despertar no artista o interesse por um movimento artístico até então considerado marginal: o modernismo.
Um dos principais prêmios almejados por Portinari era a medalha de ouro do Salão da ENBA. Nos anos de 1926e 1927, o pintor conseguiu destaque, mas não venceu. Anos depois, Portinari chegou a afirmar que suas telas com elementos modernistas escandalizaram os juízes do concurso. Em 1928 Portinari deliberadamente prepara uma tela com elementos acadêmicos tradicionais e finalmente ganha a medalha de ouro e uma viagem para a Europa.
Em 1928, conquistou o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geralde Belas-Artes, de tradição acadêmica. Foi para Paris (França), onde permaneceu durante todo o ano de 1930. Longe de sua pátria, saudoso de sua gente, Portinari voltou ao Brasil em 1931 e retratou em suas telas o povo brasileiro, superando aos poucos sua formação acadêmica e fundindo a ciência antiga da pintura a uma personalidade experimentalista a antiacadêmica moderna.
Os dois anos que passouvivendo em Paris foram decisivos no estilo que consagraria Portinari. Lá ele teve contato com outros artistas como Van Dongen e Othon Friesz, além de conhecer Maria Victoria Martinelli, uma uruguaia de 19 anos com quem o artista passaria o resto de sua vida, mãe de seu único filho, João Cândido.
No ano de 1933, Portinari pinta seu primeiro mural na casa de sua família.
No ano de 1935 ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Artistas brasileiros
  • Artistas Brasileiros
  • Artistas brasileiros
  • Principais Artistas Do Modernismo Brasileiro
  • Artistas Brasileiros
  • Artistas Plásticos brasileiros
  • Obras de artistas brasileiros
  • Artistas paranaenses e brasileiros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!