Trabalho De Artes

Páginas: 5 (1178 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2015
Jean-Baptiste Debret ou De Bret (Paris, 18 de abril de 1768 — Paris, 28 de junho de 1848)

Foi um pintor, desenhista e professor francês.
Integrou a Missão Artística Francesa (1817), que fundou, no Rio de Janeiro, uma academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes, onde lecionou uma fazenda.
De volta à França (1831) publicou Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil(1834-1839), documentando aspectos da natureza, do homem e da sociedade brasileira no início do século XIX.

Uma de suas obras serviu como base para definir as cores e formas geométricas da atual bandeira republicana, adotada em 19 de novembro de 1889.
A derrota de Napoleão, em 1815, foi um golpe duro aos artistas neoclássicos, que perderam o principal pilar que sustentava – financeira e ideologicamente- a arte neoclássica. Isto, somado com a perda do filho único, de apenas dezenove anos, abalara muito Debret.No mesmo período, ele e o arquiteto Grandjean de Montigny foram convidados à participar de uma missão de artistas franceses que rumava para a Rússia a pedido do Czar Alexandre I da Rússia. Mas, paralelamente, se aprontava em Paris a missão ao Brasil, chefiada por Joachim Lebreton,porsolicitação de Dom João VI. Debret - assim como Grandjean de Montigny - escolheu o Brasil. Embarcou em Le Havre a 22 de janeiro de 1816. Calpe, o veleiro norte-americano que trazia a missão, aportou em território brasileiro em 26 de março de 1816. A missão foi planejada por António de Araújo e Azevedo, o conde da Barca, que escrevera ao Marquês de Marialva, embaixador de Portugal em Paris, pedindo-lheque cuidasse da vinda de uma missão artística, missão que, entre outros objetivos, idealizaria e organizaria a criação de uma Academia de Belas Artes.

Sua chegada, em 1816, ao Brasil coincide com a morte da então rainha de Portugal, D. Maria I, Debret é então incumbido de retratar o funeral da Rainha e a aclamação do novo monarca da Corte, o que lhe dá rápida penetração na corte.Instalou-se noRio de Janeiro e, a partir de 1817 passa a ministrar aulas de pintura em seu ateliê, onde tem como aluno Simplício de Sá.Em 1818, colabora na decoração pública para a aclamação de D. João VI.Por volta de 1825, pinta águas-fortes, hoje confiadas à Seção de Estampas da Biblioteca Nacional.

De 1826 a 1831, é professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes alternadamente com viagenspor várias cidades do país, onde retrata tipos humanos, costumes e paisagens locais.Versátil, desenhou desde uniformes e trajes de gala da corte, até iluminuras de diplomas, insígnias e cenografia de teatro.Teve como alunos Manuel de Araújo Porto-Alegre.



Umas das principais obras de Debret:



castigo escravo






Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny (Paris, 15 de julhode 1776 — Rio de Janeiro, 2 de março de 1850)


Foi um arquiteto francês de muita importância no desenvolvimento da arquitetura no Brasil.Foi membro da chamada Missão Artística Francesa que chegou ao Rio de Janeiro em 1816.
Grandjean era sogro do pintor Arnaud-Julien Pallière e avó de João Leão Pallière (também pintor),nascido no Rio de Janeiro em 1823 e cujo nome verdadeiro e completo era JeanLeon Pallière Grandjean Ferreira.

A Missão Artística Francesa chegou ao Rio de Janeiro em 26 de março de 1816. D. João VI criou então a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, na qual os franceses teriam de formar uma nova geração de artistas e realizar projetos dentro dos cânones do estilo neoclássico, o mais moderno do seu tempo.Grandjean foi incumbido de projetar e construir o edifício da novaEscola, inaugurado em 1826 como Academia Imperial de Belas Artes, já em pleno governo de D. Pedro I. Tudo o que resta do edifício da Academia é o belo pórtico de feição clássica, colocado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro depois da demolição da Academia, em 1938. Na Academia Gradjean era professor da aula de arquitetura.
Grandjean de Montigny conseguiu construir muito pouco do que projetou,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • Trabalho de artes
  • trabalho de artes
  • Trabalho de Artes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!