Trabalho De Antropologia

Páginas: 14 (3349 palavras) Publicado: 27 de julho de 2015

Trabalho
De
Antropologia



TEMA: A SAÚDE DO HOMEM


Curso: Seguridade e serviço social
Disciplina: Introdução à antropologia
Docente: Rhudson
Acadêmica: Ana Maria de Araújo Silva

Bento Fernandes/RN
Sumário:
Introdução --------------------------------------------------------------------------------------- 1
Desenvolvimento------------------------------------------------------------------------------- 2
Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------- 9
Referência --------------------------------------------------------------------------------------- 10













Introdução:
A cultura é um fator determinante para a educação em saúde, crenças e valores interferem na significação do que é ser masculino, uma vez que os homens forameducados para não chorar e manterem a postura de “machos”, principalmente em nossa região nordeste, onde o comportamento d homem está baseado em sua força, masculinidade e atitudes, portanto o adoecimento demonstraria sua fragilidade.
A população masculina constrói sua masculinidade, baseados em crenças, tendo de apresentar-se com uma imagem de autossuficiência em que não percebem suavulnerabilidade. Isso os leva a não dar a atenção necessária à saúde, e tornam-se empecilhos no acesso aos serviços médicos. Para melhorar esta situação é necessário compreender a masculinidade como produto dos determinantes sociais e considerar a saúde do homem como um bem público.
A saúde do homem não era dada a devida atenção entre as políticas públicas de saúde, mas com a necessidade de uma maioratenção a população masculina, esta passou a ser uma das prioridades do governo nos últimos anos. Pensando nisto, que o Ministério da Saúde elaborou a Política de Atenção Integral a Saúde do Homem com o intuito de atingir todos os aspectos da saúde masculina.
Os objetivos da Estratégia de Saúde da Família estão à assistência às necessidades de saúde da população, a intervenção sobre fatoresde risco que a população está exposta e o reconhecimento da saúde como um direito de cidadania. Esta deve proporcionar um serviço de alta qualidade, valorizando a promoção e proteção da saúde.
Diante disto, é preciso promover ações de saúde que contribuam para a compreensão da realidade atual masculina nos seus diversos: biológico, socioculturais, político-econômicos e que tornem possível oaumento da expectativa de vida e a redução dos índices de mortalidade.










Desenvolvimento:

O homem, digo, do sexo masculino nos anos passados não procurava o serviço de saúde, pois era incompatível com a jornada de trabalho e também pelo nível de “cultura”, ou seja, a falta de escolaridade por ser o provedor da família, então não procurava o atendimento medico, só iam ao medico quandoo quadro clínico já estava bastante grave onde muito já não havia mais o que fazer, também pela dificuldade do acesso ao entendimento sempre muito distante de suas casas e atendimento muito restrito. Quando sentia alguma coisa eles mesmos se automedicavam através das plantas e também por indicação de outras pessoas. Havia aqueles que conheciam mais o poder das plantas e as utilizavam com asabedoria adquirida através de suas culturas e crenças.
Trabalhadores da saúde apontam que o homem não colabora com iniciativas como a vacinação, pois desconhecem a sua importância e pelo sentimento de fragilidade e do seu “nível cultural”. Os mesmos (trabalhadores da saúde) dizem que é necessário sensibilizar os homens para a importância das medidas de prevenção e manutenção da saúde para quepossam mudar os seus hábitos. É necessário educá-los para valorizarem essas ações e evitarem comportamentos de riscos à saúde.
Um dos fatores que impedem o homem buscar por assistência à saúde é que a educação do homem é diferente do modelo educacional dado à mulher.
O homem tem um lado muito machista e as dificuldades de acesso aos serviços públicos inibia o homem a procurar cuidar da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de antropologia
  • Trabalho de Antropologia
  • Trabalho de antropologia
  • Trabalho de Antropologia
  • Trabalho de antropologia
  • TRABALHO ANTROPOLOGIA
  • trabalho de antropologia
  • Trabalho de Antropologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!