trabalho de ambiental

Páginas: 13 (3037 palavras) Publicado: 25 de agosto de 2014
TRABALHO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE



Resumo sobre a Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – Bacia do PCJ









CAPÍTULO I : Ocupação Histórica
A Bacia do PCJ é formada pelos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí todos afluentes médios do rio Tietê. Estas bacias possuem uma característica em comum, correm no sentido litoral-interior, ao contrário da maior partedos rios, que flui no sentido inverso. Essa diferença geográfica fez com que esses rios funcionassem como via de acesso dos Bandeirantes e outros imigrantes durante o período colonial, o que além de contribuir para o povoamento de seus arredores, foi muito importante para a exploração do estado de São Paulo.
Em paralelo a essa rota, havia também o Caminho de Goiás, que se dirigia ao EldoradoBrasileiro, onde os tropeiros iam a procura de ouro e pedras preciosas, tempos depois, esse caminho foi destinado a concessão de sesmarias (terras doadas no período colonial), a partir de então, os primeiros núcleos de povoamento foram iniciados.
As vilas começaram a surgir em meados de 1650, com pequenos povoados que foram se intensificando a partir do século 18. Algumas cidades pioneiras, foramPiracicaba, Campinas e Jundiaí, além de rota de passagem dos bandeirantes e tropeiros, receberam imigrantes norte-americanos fugidos da guerra civil, como foi o caso de Americana e Santa Barbara do Oeste, e imigrantes Holandeses como Holambra. Um município que chama atenção é Atibaia, por conta do seu rio “manso e de águas saudáveis” com o mesmo nome do município.
Mais da metade do território dabacia do PCJ ainda é rural, representada principalmente pela produção de cana, impulsionada recentemente pelo Proálcool e vestigiada pelo passado no qual vivenciou um dos principais ciclos econômicos coloniais (O Ciclo da Cana). Outro importante produto é o café, que também envolve um grande ciclo colonial, além de culturas mais recentes como a laranja e o algodão.
Esses ciclos agrícolasrepresentaram anos de monocultura, concentração de renda e escravidão, eles foram os primeiros responsáveis pelas mudanças ambientais em toda região. Deu-se inicio ao desmatamento, as primeiras estradas, e ao movimento econômico intensificado mais ainda após os ciclos e a implantação de culturar alternativas, tudo isso resultou na multiplicação dos centros urbanos e industriais.
A região das bacias PCJ,é um importante pólo de ciência e tecnologia. O Instituto Agronômico de Campinas foi o primeiro nesse movimento que ajuda a construir um desenvolvimento sustentável. O IAC desenvolveu cerca de 80% dos alimentos brasileiros e hoje atua mais na área de orgânicos e biológicos. Outro importante pólo de pesquisa é a Esalq, localizada em Piracicaba, esta se tornou um dos principais centros agronômicosda América Latina em conjunto com a USP. Atualmente, além desses existem vários centros de pesquisas voltada para área ambiental nessa região, como a UNICAMP, UNESP, UNIP e EMBRAPA.
A degradação ambiental tem sido muito intensa nos últimos anos, contudo ainda há algumas áreas de mata nativa pertencentes a APA (Área de Proteção Ambiental), como a reserva de Santa Genebra e uma pequena parte dafloresta Edmundo Navarro de Andrade, a qual tem esse nome em homenagem ao Engenheiro pioneiro no projeto de reflorestamento da região.
O projeto de reflorestamento e proteção ambiental mobiliza grande parte da população, principalmente após os anos 50, quando houve uma explosão demográfica e a situação ficou mais crítica, mediante a escassez de recurso, a água e a preservação dos rios, entrou comoitem destaque, sendo bem mais disputados.
A Bacia do PCJ, foi consorciada em 1997, por um projeto do engenheiro Nelson de Souza Rodrigues, inicialmente somente os municípios o integravam , mas após alguns anos as empresas também se tornaram associadas. Hoje a Bacia já conta com administração e reconhecimento nacional, possibilitado através da promulgação de algumas leis e a eleição do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TRABALHO AMBIENTAL
  • Trabalho Ambiental
  • trabalho ambiental
  • Trabalho ambiental
  • Trabalho de Ambiental
  • Trabalho Ambiental
  • Trabalho De Ambiental
  • Trabalho Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!