Trabalho de agro pequaria

2034 palavras 9 páginas
Introdução
Neste presente trabalho citaremos aspectos ligados à cultura da batata-doce como: a sua origem, características gerais, condições de cultivo, sua importância, colheita, doenças e pragas que esta cultura pode obter, e o método de controlo destas pragas.

Cultura de batata-doce
Origem
Apesar de não se ter encontrado uma espécie selvagem de batata-doce, sabe-se que esta é originária da América do sul e foi introduzida na África e na Ásia pelos europeus.
Esta cultura é fundamentalmente, praticada na agricultura de subsistência.
A óptima temperatura para o desenvolvimento saudável desta cultura é de 24 oC podendo crescer bem em temperaturas inferiores a 10 oC.
Cresce também numa variedade considerável de solos com boa drenagem, sendo sensível a falta de água, salinidade e alcalinidade.
Os solos mais favoráveis são areno-limosos.
Características gerais
Botanicamente, a batata-doce é uma planta perene, mas normalmente é produzida como plana anual. Existe uma larga e diversa cultivares que pertencem, fundamentalmente, a dois grupos:
As que tem uma polpa dura quando cozida;
E as que tem uma polpa leve e gelatinosa após a cozedura.
Todas as cultivares são plantas de dias curtos, que florescem apenas quando os dias tem uma duração inferior a 11-12 horas. Os ramos da planta são finos e fortemente esverdeados, estendendo-se por um comprimento superior a 5 metros. Algumas cultivares são plantas mais ou menos erectas, e as folhas são esverdeadas ou avermelhadas, as flores são grandes e avermelhadas e solitárias.
As cores mais comuns dos tubérculos são: o branco, o vermelho-púrpura, o amarelo, o rosa ou o vermelho acastanhado.
Condições de cultivo
­­Embora se cultive a batata o ano todo, são três as principais épocas de plantio:
A primeira denominada “batata seca”, inicia-se em Fevereiro-Março, somente trás bons resultados quando feita com a irrigação ou em terreno que tenha humidade.
Na segunda, o plantio é feito em Maio-Junho, e a colheita é

Relacionados

  • Impulso da Industrialização Brasileira pós-Segunda Guerra Mundial
    2817 palavras | 12 páginas